oGol.com.br
·6. Februar 2026
O talento que faltava? Lookman impressiona e pode causar 'ruptura' no DNA Simeone

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·6. Februar 2026

Uma estreia e tanto. A chegada de Ademola Lookman, ex-Atalanta, ao Atlético de Madrid, num movimento de troca com Raspadori (que fez o caminho inverso e foi para Bérgamo), já deixou um impacto e tanto em sua primeira impressão.
Com perfil de atacante diferente do que já foi visto até aqui com Cholo Simeone, o nigeriano marcou um gol, deu uma assistência e foi protagonista na goleada sobre o Betis, nesta quinta-feira, que garantiu os colchoneros nas semifinais da Copa do Rei.
O indício inicial que Lookman dá é de preenchimento de uma lacuna histórica no projeto de Simeone em Madri: a do desequilíbrio individual e arsenal ofensivo no último terço.
O atacante ex-bergamasco traz na bagagem um repertório recheado de características que podem repaginar o jogo ofensivo do Atleti, historicamente marcado pelo jogo mais coletivo.
Uma dose de talento que faltava e que é capaz de desmontar defesas bem estruturadas e desamarrar adversários que há muito trabalham na construção do "antídoto Simeone".
O recorte recente comprova esta afirmação. Jogos em que o Atlético de Madrid controlou as ações, empurrou os adversários para trás na maior parte do tempo, mas esbarrou na previsibilidade de seu sistema ofensivo.
No melhor que pode oferecer, Lookman é capaz de mudar esse quadro. Um jogador com aceleração, boa variação de ritmo e agressividade no 1 contra 1 e que potencializa a construção de espaços dentro de uma equipe bem organizada e instruída para ocupá-los.
O ganho é ainda maior na formação tática, dada a facilidade do atacante nigeriano de atuar em várias posições no ataque, seja atacando a profundidade pelos lados ou até mesmo flutuando atrás da linha dos volantes adversários, dando sustentação para o jogador de referência.
O primeiro teste deixou tudo isso bem claro. Em seu gol marcado, Lookman abre espaço pelo lado esquerdo, confunde a defesa do Betis e, numa individualidade pouco vista no passado recente da equipe colchonera, enfileira defensores para, sozinho, definir a jogada, colocando a bola para as redes.
A variação veio justamente na assistência, já no segundo tempo, quando Lookman se apresenta como válvula de escape para uma transição veloz, conduz até a área e serve um companheiro melhor posicionado (Griezmann não desperdiçou).
Um recorte muito pequeno, é fato. Mas Lookman confirma, logo num primeiro teste, que não chegou ao Metropolitano para ser um reforço qualquer. O nigeriano tem a oferecer uma verdadeira ruptura na Era Simeone, substituindo o "sofrimento controlado" pela ofensividade imprevisível.








































