Chelsea Fans Brasil
·7. Juli 2025
Opções de ataque, desfalques da equipe e importância da competição: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da semi-final da Copa do Mundo de Clubes contra o Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·7. Juli 2025
Com o confronto contra o Fluminense pela semi-final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA à frente, Enzo Maresca concedeu sua entrevista coletiva nesta segunda-feira.
Na última sexta-feira os Blues bateram o Palmeiras pelo placar de 2-1, garantindo vaga na semi-final da competição.
Enzo Maresca falou em coletiva sobre os jogadores que não estiveram no treino desta segunda-feira, revelando baixas no elenco, além do retorno de Moises Caicedo de suspensão.
“Sim, acho que já no último jogo tivemos Romeo [Lavia] fora, Moises [Caicedo] fora, Reece [James] fora e encontramos uma solução com Andrey [Santos]. Agora, com Levi [Colwill] e Liam [Delap] fora, vamos encontrar uma solução diferente. João [Pedro] está pronto, também Nico [Jackson]. Com certeza vamos encontrar uma solução.” “Sim, tentaremos preparar o jogo da melhor maneira. Como você acabou de dizer, Moises [Caicedo] volta conosco, estamos muito felizes, estamos muito felizes em tê-lo. Ele tem sido muito importante nesta temporada para nós, com tudo o que fizemos. E da parte dos brasileiros, sabemos que já enfrentamos duas equipes do Brasil. Sabemos a paixão que eles têm e a importância deste jogo para eles. Mas, ao mesmo tempo, é para nós, e estamos aqui para tentar chegar à final.”
A posição de “9” tem sido uma carência do Chelsea nos últimos anos, com todos os recentes camisas 9 deixando a desejar no clube.
Enzo Maresca no entanto revelou que todos os seus atacantes sabem do peso e importância da posição no clube.
“Com certeza, acho que João [Pedro], Liam [Delap], Nico [Jackson], os que temos no momento, eles sabem exatamente sobre o número 9 no Chelsea. Mas eu já disse muitas vezes, na minha mente, ou na minha ideia, que prefiro ter quatro ou cinco jogadores marcando 10-12 gols cada, do que apenas um atacante marcando 40 gols. Então, você pode ver no ano passado, o que fizemos com Noni [Madueke], o que fizemos com Enzo Fernandez. E esperamos na próxima temporada, mais gols de todos os nossos jogadores de ataque. Mas com certeza, como eu disse, aqueles que estão jogando como número 9 conosco, eles conhecem exatamente o estilo do Chelsea.”
Nicolas Jackson está de volta de suspensão após a expulsão contra o Flamengo e a ausência contra o Benfica e o banco contra o Palmeiras.
Enzo Maresca falou sobre o jogador e o plano de ataque para enfrentar o Fluminense.
“Nico [Jackson] está bem, e então, em termos de plano de jogo para amanhã, acho que a cada jogo, tentamos nos adaptar um pouco, nós mesmos, em termos de encontrar soluções. Amanhã vamos seguir em frente, não vamos resolver o mesmo.”
O clima tem sido alvo de muitas críticas por parte das equipes na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, sendo alvo durante a partida entre Borussia Dortmund vs Real Madrid no último final de semana.
Apesar do fator que tem incomodado os jogadores e treinadores, Enzo Maresca pontuou a temperatura favorável no MetLife Stadium, local da partida contra o Fluminense.
“Assisti ao jogo [Real vs Dortmund], mas assisti ao jogo pela televisão, estava uma temperatura fantástica, não acho que seja só o jogo de amanhã, acho que já jogamos, nós, times diferentes, com condições diferentes, mas nesta fase, o jogo é amanhã às 3 horas, vamos tentar nos adaptar.”
Muito tem se falado da importância da Copa do Mundo de Clubes para as equipes europeias, com as equipes brasileiras cobiçando mais a conquista da competição.
Enzo Maresca falou sobre a importância da competição para um clube como o Chelsea, e disparou sobre o número de jogos disputados entre Europeus e sul-americanos neste momento do ano.
“Para mim, pessoalmente, não é que não seja importante, é que chegamos a este torneio com duas situações diferentes. Quantos jogos o PSG disputou oficialmente nesta temporada? Jogamos 63 jogos, então as equipes europeias vêm para esta competição de uma maneira diferente das equipes brasileiras ou das equipes sul-americanas, por causa do número de jogos que disputamos. Mas o desejo que temos de vencer é o mesmo que você, mas as condições são diferentes.”
O Chelsea tem uma equipe muito jovem, sendo uma das mais jovens da última temporada da Premier League.
Questionado sobre uma possível vantagem do Fluminense em questão da experiência de seus jogadores, Enzo Maresca continuou.
“Você pode ter vantagem ou desvantagem, depende um pouco. Já tivemos uma temporada inteira juntos, sendo o elenco mais jovem da Premier League, e enfrentamos times com mais experiência do que nós, e conseguimos fazer um bom jogo, ganhar um jogo ou não ganhar um jogo. E amanhã será exatamente o mesmo, como você disse, provavelmente somos o primeiro ou o segundo time mais jovem nesta competição, e vamos enfrentar provavelmente o mais velho, e também é um bom teste para isso.”
Noni Madueke tem sido ligado a uma transferência para o Arsenal, que tem contato sobre termos pessoais com o jogador.
Enzo Maresca no entanto disse que o jogador está focado para atuar pela equipe na competição.
“Pessoalmente acho que o mesmo barulho onde antes do Palmeiras veio, você vê que demos meia hora a ele e ele foi muito bom, então não tenho dúvidas de que se precisarmos do Noni [Madueke] ele vai nos ajudar, no mesmo momento posso entender que como ser humano quando há muito barulho ao seu redor não é fácil lidar com isso, mas espero que ele possa lidar com isso.”
O Chelsea enfrentou equipes de diferentes estilos e diferentes países na Copa do Mundo de Clubes.
Enzo Maresca acredita que a experiência contra equipes diversas o ajudarão para a próxima temporada.
“Ah, sim, com certeza, com certeza, porque de qualquer jogo você pode aprender coisas de diferentes países, diferentes treinadores, você sempre pode aprender. Como você disse, eles serão a terceira equipe brasileira que vamos enfrentar. Os dois primeiros, foram muito bons, com muita energia, e amanhã não temos dúvidas de que vai ser emocionante de ver.”
Nicolas Jackson ganhou forte concorrência em sua posição para a próxima temporada, diferente da última, onde era a principal e talvez única opção de Enzo Maresca.
O treinador falou sobre o jogador e sua situação atual com as novas adições ao elenco.
“Nicolas [Jackson] está treinando bem, infelizmente, quase nos dois últimos jogos que disputou ele foi expulso, ele recebeu cartão vermelho, infelizmente para ele, infelizmente para nós, mas ele está trabalhando bem, ele jogou após o cartão vermelho contra o Newcastle, ele jogou a final da Conference League, ele marcou, nós vencemos, e depois para a nova temporada, também para o futuro, decidimos trazer outro número 9 e, neste momento, está tudo bem.”
O Chelsea tem apostado em jogadas de bola parada na competição, com Bernardo Cueva, treinador de bola parada do clube sendo um nome importante.
Enzo Maresca falou sobre a utilização de uma forma diferente das jogadas de bola parada.
“Desde que começamos este torneio, temos vindo a usá-lo de uma forma diferente, não de uma forma eficaz, temos mais uma alternativa, que é o jogo de ataque, e está funcionando bastante e bem, mas é tudo, tentar sempre melhorar, tentar melhorar, e o Bernardo [Cueva] está fazendo um bom trabalho.”
Romeo Lavia foi desfalque na última partida, contra o Palmeiras e Enzo Maresca revelou que o jogador ainda estará ausente contra o Fluminense.
“Romeo [Lavia] já está treinando, infelizmente ele não está treinando conosco, então ele não está pronto para amanhã.”
Enzo Maresca revelou seus pensamentos sobre os pontos fortes da equipe do Fluminense, bem como o calor que pode ser uma vantagem para a equipe brasileira na partida desta terça-feira no MetLife Stadium.
“Não sei, o calor, você tem que tentar se adaptar da melhor maneira possível, sei que no Brasil é mais quente, sorte deles, mas vamos tentar nos adaptar. Os pontos fortes, acho que eles têm um treinador muito bom, com experiência, têm jogadores de qualidade, Arias, Cano, há muitos jogadores que são bons jogadores, e neste momento do torneio, acho que qualquer jogo vai ser muito difícil, porque a competição está chegando ao fim.”
A conquista da Copa do Mundo de Clubes seria um feito enorme para o Chelsea, que já conquistou a competição em seu antigo formato.
Enzo Maresca foi questionado se a competição teria o mesmo peso de conquistar a UEFA Champions League e disse:
“Não posso dizer, porque é a primeira vez que esta competição existe, então não sei se é equivalente a ganhar a Liga dos Campeões, mas é claro que gostaríamos de chegar à final primeiro, porque para chegar à final, temos que fazer o que temos que fazer amanhã, e depois tentar vencer.”
Thiago Silva enfrentará o Chelsea pela primeira vez depois de deixar o clube e assinar com o Fluminense, equipe que o revelou para o mundo.
Enzo Maresca falou no entanto que não se trata de enfrentar um jogador em específico, mas uma equipe forte.
“Falei na última coletiva, antes do jogo com o Palmeiras, que não costumamos preparar o jogo contra um jogador. Costumávamos preparar o jogo contra uma equipe, então amanhã é exatamente o mesmo. Nós não somos… Respeitamos o Thiago [Silva], absolutamente, mas não estamos preparando o jogo. Estamos preparando o jogo contra o Fluminense. São, como disse, muitos bons jogadores, muitos jogadores experientes, jogadores com qualidade, por isso temos de ser… Precisamos prestar atenção, precisamos ter cuidado com muitas, muitas coisas diferentes.”
O Fluminense é dado para muitos como o azarão da semi-final da competição, com o Chelsea sendo cotado por muitos como favorito no confronto.
Enzo Maresca tratou de deixar o suposto favoritismo da equipe de lado para a partida.
“Não, não acho que o Chelsea seja o favorito. Você disse isso. Não acho que o Chelsea seja o favorito. Acho que, neste momento, não há favorito. Neste momento, as equipes que vieram aqui, é porque merecem, porque têm algo de bom, e têm que fazer de tudo para tentar vencer e chegar à final.” “Essa é a primeira coisa. E então a questão da posse, desde o primeiro dia em que trabalhamos juntos, tentamos obter a posse. Acho que a posse de bola é ainda mais importante nesta competição quando você joga dia sim, dia não, não só para atacar, mas também para recuperar com a bola, com a bola, e vamos tentar fazer o mesmo amanhã.”
Moises Caicedo foi desfalque contra o Palmeiras, com a equipe precisando da entrada de Andrey Santos em sua posição.
Enzo Maresca falou sobre a importância e qualidade do jogador que retorna de suspensão contra o Fluminense.
“Ele é muito importante. Moises [Caicedo] tem sido um dos melhores jogadores da temporada e é muito importante. Ele é um jogador muito importante para nós, para seus companheiros de equipe. Felizmente, também temos nessa posição, Romeo. Usamos o Andrey Santos nessa posição, então estamos muito felizes, mas estamos mais felizes com o Moises na equipe.”
João Pedro chegou ao Chelsea na última semana. Sendo um jogador bastante versátil, o atacante pode atuar em várias posições de ataque e Enzo Maresca falou sobre sua versatilidade.
“Acho que João [Pedro] pode jogar em todas as posições de ataque para nós. Ele pode jogar aberto, ele pode jogar de lado, ele pode jogar entre as linhas. A diferença com Nico é que eu vejo Nico apenas como um No.9, enquanto vejo João em posições diferentes.”
A Copa do Mundo de Clubes tem atraído bastante o público, e Enzo Maresca falou sobre os pontos positivos do torneio.
“Para mim, está tudo bem. É uma competição de alto nível. Já disse muitas vezes que estamos muito felizes por estar aqui. Mas, ao mesmo tempo, há coisas que, eu acho, porque é a primeira vez, podem ser feitas melhor no futuro. Há muitas coisas que são bem feitas.”
O Chelsea já enfrentou duas equipes brasileiras na Copa do Mundo de Clubes, sendo derrotado pelo Flamengo e vencendo o Palmeiras para chegar à semi-final.
Enzo Maresca falou sobre as lições aprendidas ao enfrentar equipes brasileiras na competição.
“Sim, há duas coisas que para mim são muito claras. Nos dois jogos que enfrentamos equipes brasileiras, é que a qualidade dos jogadores brasileiros é provavelmente a melhor qualidade. Ao mesmo tempo, a outra coisa que para mim é muito clara é a energia que você tem neste momento em comparação com outras equipes que, por diferentes razões, não temos. Então, para mim, é a qualidade e a energia da equipe.”