oGol.com.br
·23. August 2025
Pablo Maffeo, o defensor mais difícil da carreira de Messi e desafeto de Vinícius Júnior

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23. August 2025
Desafeto de Vinícius Júnior e de outros jogadores, Pablo Maffeo tem mais história do que apenas isso. Enquanto o lateral argentino é visto como vilão pelo caso contra o ponta brasileiro do Real Madrid, seu passado mostra ameaças familiares, elogios de Lionel Messi, ódio dos torcedores do Mallorca e polivalência dentro das quatro linhas.
O espanhol naturalizado argentino é um dos possíveis reforços do Atlético Mineiro para a sequência da temporada. Maffeo é um lateral de valências defensivas que pode cair muito bem no esquema de Cuca, seja como um ala pela direita ou como um zagueiro. É uma chance do Galo de ter aquele que foi tido como o marcador mais difícil da cerreira de Messi, pelo próprio argentino.
Nascido na Espanha, Maffeo escolheu jogar profissionalmente pela Argentina, já que sua mãe é nascida no país sul-americano. Mesmo após defender a Fúria nas categorias de base, o jogador só vestiu a camisa dos hermanos profissionalmente. E foi lá que ele teve que superar seu primeiro desafeto: o com Lionel Messi.
Enquanto defendia o Girona, emprestado pelo seu clube de formação Manchester City, Maffeo enfrentou Messi na temporada 17/18, pelo Campeonato Espanhol. Na ocasião, o lateral perseguiu o camisa 10 culé e trocou farpas durante os 90 minutos. O clima tenso foi revertido três anos depois: em entrevista à DAZN, Messi cravou que Maffeo foi o defensor mais duro que enfrentou. Os jogadores então se reencontraram na seleção argentina em 2023, quando Maffeo foi convocado para os amistosos contra Uruguai e Brasil, mas não entrou em campo.
O seu desafeto mais conhecido foi o com Vinícius Júnior. Foi na temporada 22/23 que ambos os jogadores se estranharam no confronto entre Mallorca e Real Madrid, quando o Mallorca saiu vitorioso. Maffeo não deixou o ponta jogar e fez um inferno em sua noite, como relatou o jornal Marca após o confronto. A encenação de choro por parte do defensor tomou as capas de jornais naquela noite.
A relação ganhou um novo capítulo no início de 2025, quando o Real superou o Mallorca em confronto válido pela Supercopa da Espanha, por 3 a 0. Apesar do triunfo, o brasileiro teve dificuldades e chegou a ouvir que receberia "um nocaute em apenas dez segundos", nas palavras do próprio argentino, em tom irônico. Dentro de campo, o camisa 7 voltou a viver um inferno contra seu antigo algoz.
Apesar da fama de bad boy contra os grandes, Maffeo não vive seus melhores dias pelo Mallorca. Em 2024, após perder a final da Copa do Rei para o Athletic Bilbao, o jogador argentino fechou suas redes sociais por ameaças de torcedores à sua família, com enfoque principal em sua filha.
Mais recentemente, outro episódio abalou as estruturas do casamento entre Maffeo e Mallorca. O clube foi derrotado pelo Getafe no Campeonato Espanhol, e o lateral argentino foi substituído coberto de vaias. O defensor, então, provocou a sua própria torcida e viu as reações aumentarem. Os xingamentos de "desgraçado" e os pedidos para que o jogador deixasse o clube foram as críticas mais notáveis.
Maffeo começou nas categorias de base do Manchester City, mas teve suas primeiras experiências profissionais no futebol pelo Girona, emprestado pelo mesmo clube inglês. O jogador pouco atuou pela equipe de cima dos Citizens e somou mais minutos na Espanha, pelo mesmo Girona.
Foram dois anos emprestado lá, até que o Stuttgart o contratou em definitivo. Pelo clube alemão, porém, o cenário se repetiu: foram empréstimos para Girona e Huesca até que o Mallorca o confiou 3 milhões de euros para assinar em definitivo. São 128 jogos até aqui, quatro gols e 12 assistências pelo Mallorca.
Foi na Espanha que Maffeo provou suas valências defensivas. Rápido, o argentino é um defensor de recomposição, com marcação intensa, boa leitura de jogo e agressividade em campo, o que desencadeou seus atritos. Maffeo também é conhecido pela versatilidade, podendo atuar como zagueiro e meio campista aberto.
Apesar dos baixos números de assistências, o argentino também aparece espetado pela direita no esquema do Mallorca, que usa três zagueiros. Com valências defensivas principalmente, Maffeo não deixa a ofensividade de lado, e pode ser um trunfo para Cuca pelo lado direito, ou como zagueiro, na saída de jogo.