Jogada10
·10. April 2025
Palmeiras bane torcedor por ato racista em jogo pela Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10. April 2025
O Palmeiras identificou nesta quinta-feira (10) o torcedor que fez gestos de cunho racista em direção à torcida do Cerro Porteño, do Paraguai, durante o jogo entre as equipes, quarta-feira, no Allianz Parque, pela Conmebol Libertadores. Por meio do sistema de biometria facial e das câmeras de segurança, o clube localizou o responsável, cujo nome não foi divulgado. O Verdão, dessa forma, enviou uma notificação extrajudicial para comunicar a decisão.
Além de ser bloqueado do sistema de venda de ingressos dos jogos como mandante, o torcedor foi excluído do Avanti e enfrentará ação judicial para ressarcir o clube por eventuais prejuízos caso a Conmebol decida punir o Palmeiras.
Adicionalmente, a diretoria registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) para uma investigação completa do incidente. A Conmebol iniciou um procedimento disciplinar após a vitória do Verdão por 1 a 0.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, um grupo de torcedores do Palmeiras no setor Gol Sul do estádio faz gestos na direção onde estavam torcedores e parte da delegação do clube paraguaio.
Mais cedo, em nota, o Palmeiras afirmou estar trabalhando na identificação do torcedor e planeja registrar um boletim de ocorrência.
“Não toleramos condutas preconceituosas, especialmente em nossa casa, e estamos comprometidos em eliminar toda e qualquer forma de discriminação dos estádios sul-americanos.”
A Conmebol abriu um procedimento para investigar o caso, seguindo a mesma postura adotada em incidentes recentes envolvendo brasileiros nas primeiras rodadas da Libertadores.
Em Córdoba, um torcedor do Talleres foi flagrado fazendo gestos racistas em direção aos são-paulinos presentes no estádio. Além disso, em Lima, em resumo, um torcedor do Sporting Cristal também fez gestos racistas em direção aos palmeirenses.
De acordo com o Código Disciplinar da Conmebol, o clube receber multa de “pelo menos 100 mil dólares americanos” por discriminação de torcedores com base na “cor da pele, raça, sexo, orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem”.
O Artigo 15 do documento também prevê uma redução na sanção se o clube colaborar no processo.
Antes da partida, em suma, torcedores do Palmeiras espalharam cartazes pela região do Allianz Parque com mensagens como “Conmebol racista” e “Racismo não! Estamos atentos”.
Durante o jogo, por fim, a torcida palmeirense também entoou cânticos como “racismo é crime, não é provocação”.
Live
Live