Palmeiras Online
·4. Februar 2025
In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·4. Februar 2025
Nos dias 29 e 30 de janeiro, o Palmeiras, em parceria com a Embaixada da Noruega no Brasil, promoveu a primeira ‘Copa Xingu: Por Um Futuro Mais Verde‘, competição de futebol disputado pelos diferentes povos indígenas que vivem no Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso.
A fase final do torneio, que recebeu o nome do programa de responsabilidade institucional do Verdão, ocorreu na Aldeia Yawalapiti e contou com quatro equipes femininas e outras quatro masculinas.
PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Receba notícias do Verdão direto no seu e-mail+ Apostas Palmeiras + Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no Youtube+ Podcast+ Canal do Telegram
Curiosamente, todos os atletas que participaram ganharam uniformes oficiais do Palmeiras e as mulheres ganharam chuteiras fabricadas pela PUMA. Além disso, o clube palestrino divulgou que, em breve, todas os detalhes da iniciativa estarão disponíveis na TV Palmeiras Sportingbet.
Vale destacar que, na final da categoria masculina, o Arayo FC derrotou o FC Wakatxi e se sagrou campeão do campeonato. Já na categoria feminina, o Morená FC ficou com o título após vencer o Bayer Pirino.
“Copa Xingu: Por Um Futuro Mais Verde” teve organização da ATIX (Associação Terra Indígena Xingu) (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Para quem não sabe, o torneio tem o objetivo, além fomentar a paixão dos xinguanos pelo futebol, de conscientizar a sociedade sobre o grave problema do desmatamento das florestas e suas consequências para o planeta, como, por exemplo, o aumento das temperaturas.
O Território Indígena do Xingu é uma área de preservação ambiental e cultural que se estende por 2,8 milhões de hectares. No entanto, o território e seu entorno são constantemente ameaçados pelo desmatamento e pelas queimadas.
Inclusive, na véspera do torneio, a Rede de Sementes do Xingu restaurou uma área de 0,3 hectares na Aldeia Yawalapiti. Aproximadamente 30 kg de sementes de 50 espécies foram semeadas diretamente no solo por meio da técnica “muvuca de sementes”, promovida pela instituição.
Por fim, a ‘Copa Xingu: Por Um Futuro Mais Verde’ foi organizada pela ATIX (Associação Terra Indígena Xingu), entidade que representa os 16 povos que vivem no território: Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamaiurá, Kawaiweté, Kisêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Tapayuna, Trumai, Wauja, Yawalapiti e Yudja.