MundoBola Flamengo
·21. April 2025
Papa Francisco 'abençoou' o Manto Sagrado 4 vezes; relembre

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·21. April 2025
Nesta segunda-feira (21), Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido como Papa Francisco, faleceu aos 88 anos. O pontífice lutava contra uma pneumonia nos dois pulmões.
Torcedor do San Lorenzo-ARG, o Papa Francisco foi o primeiro Papa latino-americano da história. A santidade tinha forte relação com o futebol e frequentemente "abençoava" camisas de diversas equipes do mundo.
Nesta matéria, o MundoBola Flamengo relembra para você as ocasiões em que o Papa Francisco "abençoou" o Manto Sagrado.
Vale lembrar que o pontífice possui uma foto com a camisa do Rubro-Negro na capela de São Judas Tadeu, na Gávea.
Em abril de 2013, o ex-presidente do Flamengo Márcio Braga presentou o Papa com uma camisa do clube com seu nome gravado.
Mário brincou com a santidade citando seu time de coração: "São 40 milhões de torcedores, igual a torcida do San Lorenzo de Almagro?", disse o ex-mandatário.
No mesmo dia, o Flamengo venceu o Remo por 3 a 0 pela Copa do Brasil, com três gols de Hernane Brocador. A primeira interação entre o Papa Francisco e o Mais Querido deu sorte para a equipe avançar na competição.
Márcio Braga com Papa Francisco - Foto: Divulgação / Vaticano
Três meses depois, em visita ao Palácio da Cidade, em Botafogo, o pontífice recebeu mais um Manto Sagrado das mãos de Zico. Além do Galinho, Francisco recebeu outra camisa rubro-negra durante sua passagem pelo Rio de Janeiro.
"Foi uma coisa emocionante poder dar ao Papa a camisa do Flamengo. A emoção é total, esse encontro é uma coisa que te dá uma limpeza de alma, de tudo", disse Zico na época.
Papa Francisco ao lado de Zico e Eduardo Paes - Foto: J.P.Engelbrecht / Prefeitura do Rio
Papa com a camisa do Flamengo de 2013 - Foto: Reprodução / Internet
No vaticano, o Rubro-Negro Jr. Cardoso presentou o Papa com o Manto Sagrado da temporada de 2021. O argentino sorriu para o torcedor ao receber a camisa na Praça São Pedro.
No dia seguinte, o Flamengo venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 no Maracanã. Novamente o pontífice havia dado sorte ao Mais Querido.
Um dia antes da goleada de 6 a 1 sobre o Vasco, o rubro-negro Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, presentou o Papa com a camisa do Flamengo.
Em nota oficial, o Clube de Regatas do Flamengo se solidarizou com a morte do líder da Igreja Católica, confira:
"O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Líder espiritual admirado por sua simplicidade, empatia e defesa dos mais humildes, deixa um legado de fé, compaixão e humanidade que transcende fronteiras. Nossos sentimentos a todos que se inspiraram em sua mensagem de paz."