Jogada10
·29. November 2025
Passagem de Filipe Luís no Flamengo está mais perto do início ou do fim?

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·29. November 2025

O técnico Filipe Luís tem apenas um ano e dois meses à frente do Flamengo, seu primeiro emprego como treinador profissional. No entanto, está a poucos jogos de conquistar Libertadores e Brasileirão, ampliando sua “sala de troféus pessoal”. Ele, que já ganhou Copa do Brasil (2024), Supercopa do Brasil e Carioca (2025), pode basicamente “zerar o game”, como se diz na gíria do futebol.
Dessa forma, tais números facilmente o credenciariam no mercado europeu, até porque o ex-jogador tem experiência por lá após anos no Deportivo La Coruña (ESP), Atlético de Madrid (ESP) e Chelsea (ING). Ao ser questionado pelo Jogada10 se sua passagem pelo Flamengo está mais perto do início ou do fim — arrancando risadas do próprio e de Léo Pereira, que o acompanhava na coletiva da última sexta (28/11) —, Filipinho revelou não estar tão focado no “pessoal”, e sim no clube.
“O “se” no futebol é muito difícil. Ainda estamos longe de conquistar, estamos perto, mas ao mesmo tempo longe, porque não conquistamos nada, temos que ir atrás desse novo objetivo. E eu sinceramente falo do meu coração: não estou pensando no pessoal nesse momento. Eu só estou pensando na equipe, no que é melhor para a equipe, em fazer de tudo o que eu tenho no meu controle, no meu alcance, para passar para os jogadores e eles conseguirem executar dentro do campo”, admitiu.
Filipe, então, explicou que as conquistas não podem servir para deixar um treinador numa zona de conforto. Afinal, ele revelou aprender com Diego Simeone no Atlético de Madrid que o “direito” de sentar na cadeira se dá no trabalho diário. Simeone, aliás, está no Atleti há 14 anos.

Filipe Luís disputará sua primeira final de Libertadores como técnico – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
“Eu sempre acreditei, porque também aprendi do meu treinador quando fui atleta do Atlético do Madrid, o (Diego) Simeone, que para você poder sentar nessa cadeira, você tem que conquistar esse direito sábado a sábado e jogo a jogo. Então, esse é o meu trabalho. É tentar passar o melhor para os jogadores, deixar o mais mastigado possível e conquistar o direito de estar sentado aqui”, finalizou.
Campeão como jogador em 2019 e 2022 pelo Rubro-Negro, Filipe Luís também pode adentrar num grupo especial de campeões da Libertadores como atleta e também como treinador. Até o momento, o Brasil tem somente Renato Gaúcho como autor de tal façanha (ambas pelo Grêmio). A conquista pode se dar neste sábado (29/11), às 16h (de Lima/18h de Brasília), quando o Flamengo enfrenta o Palmeiras, no Monumental de Lima, no Peru, em jogo que confirmará o primeiro brasileiro tetracampeão do principal torneio do continente.









































