Central do Timão
·18. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18. Januar 2025
Novidade nesta temporada, o Corinthians promove um ídolo como chefe de delegação a cada jogo do principal torneio de base do país. Desta vez, o escolhido foi Paulo Sérgio, Cria do Terrão e campeão com o clube alvinegro. O ex-jogador falou sobre a diferença de estrutura e a importância de transmitir sua experiência aos garotos da base.
“Literalmente, Terrão mesmo. Foram cinco anos. Eu estava até brincando com o Valmir, no ônibus, sobre quantas vezes andei naquela rua São Jorge, comprava um pão doce na Poesia e saía andando até o Tatuapé para pegar o metrô. Foram cinco anos de muita persistência, muita determinação. E é isso que eu quero passar para eles: determinação e superação. Foi isso que me fez conquistar meus objetivos, foi isso que me levou a ganhar uma Copa do Mundo.”
Foto divulgação: Instagram
“Lembro que, na Copa do Mundo de 94, nos jogos de mata-mata, o mais importante era ser determinado e se superar. A cada dia, esses meninos estão se superando. Jogar a cada dois dias não é fácil, mas eu acredito que eles estão com a cabeça boa. O próprio Orlando tem passado para eles o que precisam fazer em campo, e eles estão bem cientes do que têm que fazer.”
Paulo Sérgio também comentou sobre as diferenças estruturais entre sua época e a atual, ressaltando como o futebol evoluiu em termos de preparação física e suporte para os atletas.
“Ah, cara, eu até brinco com a galera que sou de uma época em que nem panturrilha eu tinha, né? Eu era magrinho pra caramba. Hoje, você vê a estrutura física desses garotos, é outra coisa. Eu lembro que só comecei a ganhar massa muscular quando fui para a Alemanha. Lá, me deram umas coisas para tomar, e foi então que comecei a ter um pouco mais de panturrilha, de força e tudo mais.“
“A estrutura hoje é completamente diferente. Sem dúvida, o profissionalismo chegou ao futebol, e isso exige que tudo seja profissional desde as categorias de base até o profissional. Não cabe mais amadorismo.”
A cada partida na Copa São Paulo, o Corinthians promove um chefe de delegação. Até o momento, seis ex-jogadores já assumiram esse papel na competição. O clube pretende manter a iniciativa ao longo da temporada, nos jogos e campeonatos das demais categorias de base.
Veja Mais: