Revista Colorada
·18. Juni 2025
Portal faz levantamento importante sobre patrocínio master do Inter

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·18. Juni 2025
Muito além do marketing, os patrocinadores máster do Sport Club Internacional fazem parte da memória afetiva do torcedor.
A marca estampada no centro da camisa, muitas vezes, se confunde com a própria trajetória do clube em determinados períodos. Títulos, ídolos, fracassos e glórias – tudo isso carrega também o selo de quem ajudou a bancar o Colorado financeiramente.
A primeira patrocinadora máster da história do Inter foi a Aplub, em 1983. A empresa de previdência privada de Porto Alegre chegou no ano do tricampeonato gaúcho e viu o tetra no ano seguinte. Após encerrar contrato em 1988, voltou em 1995, acompanhando o time até o título estadual de 1997.
Entre os dois ciclos da Aplub, o Inter foi patrocinado por uma das maiores marcas do planeta: a Coca-Cola. De 1989 a 1994, foram três Gauchões e a histórica Copa do Brasil de 1992, conquistada sobre o Fluminense. O investimento, na época, girava em torno de R$ 1,3 milhão por ano (em valores corrigidos).
Depois, foi a vez da General Motors, com o logotipo da Chevrolet estampado na camisa entre 1998 e 2000. O valor do contrato era de R$ 7 milhões anuais. Com a saída da montadora, chegou o Banrisul, que virou sinônimo de estabilidade e títulos.
O banco gaúcho esteve com o clube por mais de duas décadas, incluindo o período mais vitorioso da história colorada: Libertadores e Mundial em 2006, Recopa, Copa Sul-Americana e diversos estaduais.
Em 2025, o Inter deu um novo passo ao fechar com a Alfa Bet, que assinou o contrato mais lucrativo da história do clube: até R$ 215 milhões em três anos. O início da parceria foi promissor, com o título gaúcho invicto, superando o Grêmio na final e encerrando um jejum de nove anos.
A camisa colorada, marcada por tantas fases e conquistas, traz em cada escudo de patrocinador um pedaço da rica história do Clube do Povo.