Portuguesa aciona CNRD contra Juventude e Gabriel Pinheiro | OneFootball

Portuguesa aciona CNRD contra Juventude e Gabriel Pinheiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·15. Januar 2026

Portuguesa aciona CNRD contra Juventude e Gabriel Pinheiro

Artikelbild:Portuguesa aciona CNRD contra Juventude e Gabriel Pinheiro

A Portuguesa SAF anunciou ter ingressado com uma ação na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) em virtude da não conclusão do processo de contratação por empréstimo do zagueiro Gabriel Pinheiro. A medida judicial tem como alvos o próprio atleta, a D2p Sports Marketing, empresa responsável por agenciar sua carreira e o Esporte Clube Juventude.


OneFootball Videos


A SAF lusitana tomou a decisão de acionar a CNRD após falharem as tentativas de acordo com o clube gaúcho e os representantes do jogador. O Dr. Daniel Lucas, gerente jurídico da Portuguesa SAF, explicou a postura do clube.

“Nossa postura neste caso foi a mais coerente possível, buscamos, inclusive, soluções amigáveis desde o primeiro instante. Em vista da ausência de composição amigável, ingressamos com Procedimento na CNRD buscando compensação pelos prejuízos causados nos atos que envolvem EC Juventude, atleta e seu intermediário. Veja-se que, os atos aconteceram na reta final da preparação para o Paulistão 2026, sendo claros os prejuízos não somente financeiros e institucionais, mas, de igual modo, esportivos”, declarou o Dr. Daniel Lucas.

O Papel da CNRD

A Câmara Nacional de Resolução de Disputas é um órgão vinculado à CBF com a finalidade de solucionar conflitos que ocorrem no âmbito do futebol brasileiro. A CNRD oferece um processo mais ágil e especializado em comparação à Justiça comum, atuando em questões de natureza trabalhista, contratual e financeira entre as partes envolvidas.

Relembre o caso

A Portuguesa acertou a contratação por empréstimo do zagueiro Gabriel Pinheiro junto ao Volta Redonda. No dia 17 de dezembro, devidamente autorizado pelo clube carioca, o jogador passou a integrar a pré-temporada da equipe lusitana, sendo submetido aos exames médicos e tendo sua CTPS registrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Dois dias depois, a Lusa providenciou a documentação federativa do atleta no sistema GestãoWeb, da Confederação Brasileira de Futebol, a qual foi assinada pela Portuguesa SAF e pelo Volta Redonda Futebol Clube, restando apenas a assinatura do próprio jogador.

Entretanto, de forma inesperada, em 28 de dezembro, após participar normalmente do treinamento, Gabriel Pinheiro comunicou ao técnico Fábio Matias sua decisão de deixar a Portuguesa para acertar com o Juventude. Na sequência, abandonou seu quarto no CT do Parque Ecológico do Tietê sem qualquer aviso prévio à diretoria do clube.

Impressum des Publishers ansehen