Zerozero
·3. Februar 2026
Pouco mais de 100 minutos juntos: Gabri Veiga e Mora não se encontram em campo desde novembro

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3. Februar 2026

Perante a primeira derrota do FC Porto no campeonato - diante do Casa Pia AC por 2-1 -, foram algumas as questões levantadas sobre as escolhas de Francesco Farioli para esta partida. Uma delas foi, precisamente, a não utilização de Rodrigo Mora, visto como uma das joias da coroa portista, principalmente pelo demonstrado em 2024/25.
Ora, na conferência pós-jogo, surgiu uma pergunta nesse sentido e o treinador dos dragões rapidamente explicou que o médio estava na calha para entrar, mas a lesão de Martim Fernandes acabou por obrigar a uma mudança de planos.
Recorde-se que, por outro lado, Mora foi titular diante do Rangers (na passada quinta-feira), totalizando 80 minutos frente à turma escocesa. O jogador de 18 anos também foi responsável pelo primeiro tento do FC Porto, aos 27', que trouxe empate a um marcador que estava, por aquela altura, desfavorável.
De resto, os portistas fizeram entrar Alberto Costa, Victor Froholdt, William Gomes, Deniz Gül e Oskar Pietuszewski frente aos gansos. O brasileiro, aliás, após ter sido chamado a jogo aos 57', acabou expulso aos 78 minutos, na sequência de uma entrada perigosa sobre David Sousa.
A outra pergunta que frequentemente surge é: serão Rodrigo Mora e Gabri Veiga compatíveis em campo, apesar de, originalmente, ocuparem a mesma zona do terreno? Bem, em 33 jogos possíveis - todos relativos a 25/26, a Era de Farioli -, este cenário repetiu-se por cinco vezes.
Foram, até ao momento, meia dezena de vezes em que pudemos ver os dois criativos juntos no terreno de jogo. Frente a Casa Pia AC (na primeira volta), Nottingham Forest, Sintrense, Estrela Vermelha e Nice.
No total, o espanhol e o português partilharam 109 minutos em campo. Curiosamente, nunca alinharam no mesmo onze titular. Grande parte das vezes, como sabido, quando um sai, acaba por entrar o outro. Esta tem sido a gestão realizada até ao momento.
Gabri Veiga regista 30 partidas até este preciso momento, com 19 titularidades. Quatro golos e sete assistências são os números para amostra. Por outro lado, Mora apresenta 28 desafios disputados, com 13 titularidades, quatro golos e duas assistências.
Se bem se lembra, lançámos, mais acima, uma questão que parece pertinente: será possível/benéfico ter estes dois jogadores em simultâneo no terreno de jogo? Francesco Farioli admitiu, na partida diante do Sintrense, que seria «algo a considerar».
Desde então, num cenário em que o FC Porto bateu o emblema do Campeonato de Portugal por 3-0 - em jogo da Taça de Portugal -, Gabri Veiga e Rodrigo Mora só se voltaram a cruzar por mais uma vez, frente ao Nice (a 27 de novembro), a partida logo a seguir a esta vitória na Taça.










































