SPFC 24 Horas
·13. September 2025
Pré-Jogo: às vésperas da Libertadores, São Paulo recebe o Botafogo pelo Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsSPFC 24 Horas
·13. September 2025
A Data Fifa de setembro se encerrou na última terça-feira, e agora, começam 11 dias decisivos na temporada do São Paulo. Antes do pontapé inicial nas quartas de final da Libertadores, o tricolor volta suas atenções para a 23ª rodada do Brasileirão neste domingo, para se recuperar da derrota contra o Cruzeiro, e não deixar Botafogo e Mirassol escaparem no G-6. O desafio é justamente contra a estrela solitária, a partir das 17h30 no Morumbis, com transmissão da Globo e da GE TV no YouTube.
Com bola rolando, o São Paulo enfrentou seus primeiros escorregões com Hernán Crespo no mês de agosto, vencendo apenas um dos últimos cinco jogos que realizou, aliados a três empates e uma derrota. Na tabela do Brasileirão, o tricolor ocupa a 7ª posição com 32 pontos, três a menos do que Botafogo (5º) e Mirassol (6º), e quatro atrás do Bahia, que abre o G-4. Mesmo que saia vencedor, o São Paulo não volta à zona da Libertadores por conta dos critérios de desempate – porém, uma derrota pode deixar a equipe dependente do título da Libertadores para jogar a competição em 2026, ou contando com o sucesso de outros clubes nas Copas, como ocorreu em 2024.
Na lista de baixas, Luciano e Bobadilla estão suspensos, enquanto Arboleda é dúvida em processo final de recuperação. Por outro lado, Rafael Tolói pode reestrear pelo tricolor, como titular.
Rafael Tolói em treinamento do São Paulo; zagueiro pode reestrear neste domingo. (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Botafogo
Local: Morumbis
Data: 12 de setembro (domingo), 17h30
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO)
Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
Quarto árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves (GO)
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Wilton Pereira Sampaio comanda o duelo contra o Botafogo. (Foto: Luke Hales/ North America / Getty Images via AFP)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 112
Vitórias do São Paulo: 43
Vitórias do Botafogo: 41
Empates: 28
Primeira partida: Botafogo 8 x 1 São Paulo – Torneio Rio-São Paulo 1940
Última partida: Botafogo 2 x 2 São Paulo – Campeonato Brasileiro 2025
Último confronto entre São Paulo e Botafogo terminou empatado, pelo 1º turno do Brasileirão. (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Apesar da 5ª colocação no Brasileirão, e das chances consideráveis de disputar a Libertadores em 2026, o Botafogo vive um novo momento conturbado na temporada. Na quinta-feira, em pleno Nilton Santos, o Glorioso caiu nos pênaltis na Copa do Brasil, contra o Vasco. Com isso, perdeu a sexta chance de gritar campeão em 2025, e segue passando em branco. Antes da Data Fifa, venceu o Red Bull Bragantino por 4 x 1 pelo Brasileirão.
Botafogo x Vasco, pelas quartas de final da Copa do Brasil. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
CURIOSIDADES:
Neste domingo, o São Paulo se encontra diante de mais um tabu, e bastante incômodo: são 10 jogos e quase cinco anos sem vencer o Botafogo. O último triunfo ocorreu em 9 de dezembro de 2020, quando pela 18ª rodada do Brasileirão, o tricolor venceu por 4 x 0 no Morumbis, em gols de Brenner (2x), Reinaldo, e Hernanes – o último do Profeta com a camisa do São Paulo, comandado à época por Fernando Diniz.
No período, foram 5 vitórias do Botafogo e 5 empates, incluindo a eliminação na Libertadores de 2024, após dois resultados iguais e derrota nos pênaltis por 5 x 4. No último duelo, pelo 1º turno do Brasileirão, empate por 2 x 2.
Última vitória tricolor sobre o Botafogo, em 2020. (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
São Paulo: Rafael, Rafael Tolói, Alan Franco e Sabino (Ferraresi); Cédric Soares, Alisson, Pablo Maia (Marcos Antônio), Rodriguinho e Enzo Díaz; Ferreira e Rigoni (Dinenno ou Tapia). Técnico: Hernán Crespo
Botafogo: sem informações até a publicação da reportagem (será atualizada quando a escalação estiver disponível) Técnico: Davide Ancelotti
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live