Presente em vitória histórica sobre Juventude há 28 anos, ex-Flamengo dá dica a Filipe Luís para quebrar o tabu em Caxias | OneFootball

Presente em vitória histórica sobre Juventude há 28 anos, ex-Flamengo dá dica a Filipe Luís para quebrar o tabu em Caxias | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·9. September 2025

Presente em vitória histórica sobre Juventude há 28 anos, ex-Flamengo dá dica a Filipe Luís para quebrar o tabu em Caxias

Artikelbild:Presente em vitória histórica sobre Juventude há 28 anos, ex-Flamengo dá dica a Filipe Luís para quebrar o tabu em Caxias

Iranildo ‘Chuchu’ conversou com exclusividade com a reportagem do Coluna do Fla


Por: Pedro Paulo Catonho e Rodrigo Lima

O Flamengo entra em campo no próximo domingo (14) com uma dura missão: vencer o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Mais Querido não consegue o feito há 28 anos, mais precisamente no dia 01 de outubro de 1997. Quem estrava no triunfo magro do Mengão por 1 a 0 na ocasião foi o meia Iranildo, conhecido carinhosamente por ‘Chuchu’.

Em entrevista exclusiva à reportagem do Coluna do Fla, Iranildo deu dica para Filipe Luís conseguir quebrar o jejum e rasgou elogios a Arrascaeta. Além disso, ‘Chuchu’ contou que o frio é o maior obstáculo em Caxias do Sul e confessou que não se lembrava que colocou quase tudo a perder no jogo do Brasileirão de 1997.


OneFootball Videos


O QUE DISSE IRANILDO AO COLUNA DO FLA?

A dica que eu dou que o Flamengo jogue para cima, apertar lá em cima, marcação alta. Sem dúvida alguma vai acabar esse tabu agora nesse próximo jogo. E ‘vambora’, saudações rubro-negras, ‘tamo junto e misturado’”, brincou o empolgado Iranildo, antes de elogiar Arrascaeta.

Arrascaeta é um dos melhores meias do Brasil bastante tempo. A gente tem que elogiar muito. Ainda bem que está no Flamengo, vai passar bastante tempo vestindo a camisa 10. Daquela época, de característica semelhante, vou falar de mim. Eu parecia um pouco o Arrascaeta em outra proporção, né? Assim, Arrascaeta faz muito gol, ganhou mais título do que eu no Flamengo, mas também tem uma característica de colocar o companheiro na cara do gol, eu fazia isso também. Eu jogava a mesma função dele —, acrescentou Iranildo.

COMO FOI O JOGO EM 1997?

A previsão do tempo para Caxias do Sul no dia do jogo é de máxima de 23 graus e mínima de 13. Apesar do frio, a temperatura será uma ‘vantagem’ que o time de 2025 terá em relação à equipe de 1997. Afinal, o duelo há 28 anos aconteceu à noite. Já o confronto desta temporada será à tarde. Iranildo destacou o clima como um dos principais obstáculos.

Jogar contra o Juventude lá é muito difícil, o frio também atrapalha muito. Essa é a principal lembrança que a gente tem dessa partida lá. Difícil demais, o campo é apertado, a torcida apoia, e pelo frio, pela dificuldade que tem, e sempre é difícil. A gente jogou com as duas camisas de manga longa e umas duas camisas por baixo. Pensando bem, eu joguei até de luva. Sem dúvida, o frio atrapalha muito. Estamos acostumados com calor, então, atrapalha bastante —, relembrou Iranildo.

IRANILDO QUASE TEVE NOITE DE VILÃO?

Se hoje Iranildo fala com o Coluna do Fla sobre a lembrança da vitória histórica em Caxias do Sul, por pouco, o ex-camisa 10 não virou vilão. O Flamengo fez o gol do triunfo aos 23 minutos do segundo tempo, quando Bruno Quadros chutou cruzado, e a bola desviou no zagueiro Rodrigo, que marcou contra. Porém, Chuchu foi expulso logo depois, aos 25’, e o Mengo levou pressão. Questionado sobre a nossa reportagem sobre a jogada, o ex-meia mostrou-se surpreso e caiu na gargalhada.

Amigo (risos), para ser sincero, eu nem lembrava que eu fui expulso nesse jogo, para você ver. Caraca, então foi uma das minhas primeiras expulsões, hein? Pelo menos tem essa lembrança aí, só que eu não lembro (risos). Faz parte, fazer o quê? —, se divertiu o Chuchu.

Naquela noite fria de Caxias do Sul, o Flamengo entrou em campo com Clemer; Leandro, Juan, Fabiano e Gilberto; Jamir, Bruno Quadros, Evandro (Jorginho) e Iranildo; Lúcio e Sávio (Lê). Além de Chuchu, o lateral esquerdo Gilberto também recebeu o cartão vermelho. Mesmo com dois a menos, o Mengão segurou o resultado.

Apesar de alguns nomes estrelados no elenco, o time de 1997 só ganhou um título, a extinta Copa dos Campeões Mundiais. Curiosamente, o gol da conquista foi marcado por Iranildo, em final contra o São Paulo, em Brasília, quando o Rubro-Negro levou a melhor por 1 a 0. Questionado sobre o motivo de o Mengão não ter sobrado no Brasil naquela temporada, Chuchu lembrou com saudades dos companheiros.

— Era um timaço mesmo, aquele grupo era excelente, rapaziada boa, grandes jogadores, ganhamos poucas conquistas com o Flamengo, poucos títulos de tradição, como o Brasileiro, que faltou na minha carreira. Mas aquele elenco foi excepcional, cara. Só lembrança boa daquela rapaziada. Infelizmente não conseguiu muita coisa, mas o mais importante foi participar daquele grupo. Aquele grupo fica até hoje na memória —, concluiu Iranildo.

QUAL É O RETROSPECTO DE JUVENTUDE X FLAMENGO?

Em resumo, o Flamengo enfrentou o Juventude como visitante em 15 oportunidades, com duas vitórias, seis empates e sete derrotas. O outro triunfo aconteceu no primeiro jogo entre as equipes no Alfredo Jaconi, em 1995, com dois gols de Sávio no triunfo por 2 a 0.

Porém, o confronto mais recente entre os clubes deixa o torcedor rubro-negro mais empolgado. Afinal, no primeiro turno, o Flamengo aplicou a maior goleada da história do confronto: 6 a 0 no Maracanã. Agora, o Mengão tenta repetir a dose como visitante, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (14), pelo Brasileirão 2025.

Impressum des Publishers ansehen