Promessa, parceria e Seleção: técnico que ‘salvou carreira’ de Emerson Royal manda recado ao reforço do Flamengo | OneFootball

Promessa, parceria e Seleção: técnico que ‘salvou carreira’ de Emerson Royal manda recado ao reforço do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·28. Juli 2025

Promessa, parceria e Seleção: técnico que ‘salvou carreira’ de Emerson Royal manda recado ao reforço do Flamengo

Artikelbild:Promessa, parceria e Seleção: técnico que ‘salvou carreira’ de Emerson Royal manda recado ao reforço do Flamengo

Reportagem do Coluna do Fla conversou com Elio Sizenando, técnico de Emerson Royal na Ponte Preta


Por: Rodrigo Lima e Pedro Paulo Catonho

O presente de Emerson Royal é o Flamengo, porém, ao chegar ao Mengão, o lateral direito fez questão de relembrar do passado, mais precisamente no início da trajetória no futebol. Em um dos momentos, o atleta mencionou o nome de Elio Sizenando, técnico que com que teve as primeiras oportunidades na Ponte Preta. Diante dessa situação, a reportagem do Coluna do Fla conversou com o profissional para entender um pouco mais sobre o atual camisa 22 rubro-negro.

Atual técnico do Pouso Alegre-MG, Elio Sizenando recordou com bastante carinho dos primeiros passos de Emerson Royal. No bate-papo, o comandante relembrou da chegada do lateral a Ponte Preta e falou da promessa que fez quando o atleta quebrou o braço e teve medo de ser dispensado da equipe do interior de São Paulo.


OneFootball Videos


“Ele chegou comigo lá na Ponte Preta, em 2015, através de avaliação. Logo o primeiro período, eu aprovei e gostei muito do jogador. Ele estava em um momento de desenvolvimento do biotipo. Tinha uma passada larga, magrinho. Foi no primeiro ano de sub-17 dele, quando ele ainda tinha 16 anos. Emerson foi aprovado, tudo, mas no primeiro jogo dele no Paulista, ele acabou quebrando o braço contra o Flamengo-SP”, declarou, ates de concluir: “Ele ficou muito abatido com essa lesão, reclamava bastante no ‘DM’ preocupado e com medo de ser mandado embora. Mas o fisioterapeuta falou comigo e eu o tranquilizei, falando que ele não seria mandado embora. Que eu o esperaria se recuperar e prometi que ele iria para a Copa BH. Eu consegui mudar a chave dele naquele momento”, finalizou.

COMO FOI O INÍCIO DA CARREIRA DE EMERSON ROYAL?

Desde as primeiras oportunidades ainda nas categorias de base da Ponte Preta, Elio enxergava um grande potencial em Emerson Royal. Na ‘resenha’ com a reportagem do Coluna do Fla, o treinador destacou alguns dos pontos fortes do lateral e, além disso, deixou claro que o atleta poderia ter atuado em outras posições ao longo da carreira.

“A passada e a qualidade técnica do Emerson me chamaram bastante atenção. Dava para enxergar o potencial dele na marcação e a chegada no ataque vindo de trás. Ele poderia até ter atuado em mais posições ao longo da carreira, pois é um jogador versátil”, frisou, antes de finalizar:

“A gente vê os jogadores que com potenciais, mas não é certeza. Eu cheguei a ajudar vários jogadores na época de Ponte Preta. Um deles foi o Fabinho, que já jogou no Liverpool (ING) e hoje atua na Arábia. Eu vi muito potencial no Emerson. Chegada, marcação, poder aéreo bom. Em 2016, teve uma competição no Rio Grande do Sul, que ele se destacou demais, ali chamou atenção a nível de Seleção. Ali deu o ‘start’ na carreira e foi o que aconteceu”, concluiu.

COMO ELIO SINCEZANO ENXERGA A CARREIRA DE EMERSON ROYAL?

Elio Sinezando também comentou sobre a trajetória de Emerson Royal no futebol europeu. Na visão do treinador, o lateral acertou por escolhido o Flamengo para esse retorno ao futebol brasileiro. O profissional, inclusive, destacou que Filipe Luís pode ser peça fundamental na ‘virada de chave’ do jogador.

“Ele não conseguiu desenvolver, mas acredito que no Flamengo ele pode voltar a conseguir performar bem. Por ele estar mais maduro, o retorno ao futebol brasileiro e escolhendo o Flamengo, ele pode voltar a ser competitivo. O treinador jovem como o Filipe Luís pode fazer parte nessa formação dele na lateral, ainda mais o time sendo bem ofensivo. Jogar no Flamengo não é fácil, mas acredito que ele possa conseguir essa virada de chave “, disse Elio.

VEJA OUTRAS RESPOSTAS DE ELIO SINZENANO SOBRE EMERSON ROYAL

P: Com as características do Royal, ele tem tudo para encaixar no time do Flamengo? Como pode se enquadrar no time de Filipe Luís?

R: “Ele vai encaixar, pois o Filipe Luís gosta de laterais que defendem bem e chegam bem no ataque. Ele vai saber entender bem o Emerson, como era o Wesley. É um lateral surpresa. Essa vinda ao Flamengo vai fazer bem tanto para o atleta quanto para o clube.”

P: Chegou a conversar com Royal recentemente? Como é o vínculo com ele hoje em dia?

R: “Eu falei com o Emerson tem um mês, tenho um vínculo muito bom com ele. A gente troca ideia sobre tudo. Já falei com ele sobre posicionamento. Ele é um menino muito simples e humilde, a gente sempre se fala. Ele sempre tem o costume de perguntar sobre o que eu achei das atuações dele.”

P: Qual é o recado que você deixa para Royal nesse início de trajetória pelo Flamengo?

R: “O meu recado para o Emerson é que ele consiga entender o mais rápido possível o que é o Flamengo, um dos maiores times do mundo. Que ele esteja aberto para aprender. Chega para brigar por títulos, que é importante e que ele queira aprender para continuar tendo sucesso na carreira. Se tiver sucesso no Flamengo, com certeza, com essa falta de laterais que tem no Brasil, ele vai conseguir retornar para a Seleção Brasileira.”

COMO FOI A CHEGADA DE EMERSON ROYAL AO FLAMENGO?

Emerson Royal chegou ao Rio de Janeiro na manhã último sábado (26). Em suma, ainda no mesmo dia, o lateral direito realizou exames médicos e assinou contrato de três anos e meio com o Mengão. Desse modo, no domingo (27), o atleta, junto a Saúl Ñíguez, tiveram o primeiro contato com a torcida no Maracanã. Por fim, nesta terça-feira (29), acontece a apresentação oficial do jogador, às 14h30 (horário de Brasília), no CT Ninho do Urubu.

Impressum des Publishers ansehen