Papo na Colina
·6. August 2025
Qual é o aproveitamento para o Vasco evitar o rebaixamento?

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·6. August 2025
A vitória do Santos sobre o Juventude, na última segunda-feira (4), empurrou o Vasco da Gama de volta à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com 15 pontos em 16 rodadas e um aproveitamento de apenas 31%, o time de Fernando Diniz começa a fazer as contas para evitar um novo rebaixamento.
Jogadores do Vasco e jogo contra o Mirassol (Foto: Divulgação/Vasco)
De acordo com projeções matemáticas especializadas, 45 pontos costumam ser o número mágico para garantir a permanência na Série A. Para alcançar essa meta, o Vasco precisaria somar mais 30 pontos nos 22 jogos restantes, o que representa um aproveitamento de aproximadamente 45,5% até o fim da competição.
Situação atual
Apesar de estar a apenas três pontos do Vitória — primeiro time fora da zona, o Vasco tem mais vitórias e poderia ultrapassar os baianos em caso de igualdade na pontuação. Ainda assim, o desempenho precisa mudar drasticamente. Atualmente, o Cruz-Maltino tem a 17ª melhor campanha do Brasileirão, com apenas quatro vitórias em 16 jogos.
Exemplo a seguir: São Paulo
Para efeito de comparação, o São Paulo ocupa a oitava colocação com 25 pontos em 18 jogos, um aproveitamento de 46%. Ou seja, para escapar do Z4, o Vasco terá que render, daqui em diante, como uma equipe da parte de cima da tabela.
Números que pressionam
Segundo os cálculos, o Vasco tem 43,2% de chance de rebaixamento neste momento. E para mudar esse cenário, o time precisará manter um desempenho digno de G-10 nas rodadas finais. Isso significa pontuar com regularidade, vencer confrontos diretos e ter consistência fora de casa — algo que ainda não aconteceu em 2025.
Fotos: Matheus Lima/Vasco.
Se quiser se manter na elite, o Vasco não pode mais desperdiçar pontos — e, a partir de agora, cada jogo é uma decisão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News