Zerozero
·22. Dezember 2025
Quem é David Daiber, o <i>miúdo</i> português que se estreou na equipa principal do Bayern?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22. Dezember 2025

E se lhe dissermos, caro leitor, que Raphaël Guerreiro não é o único jogador português a dar cartas no Bayern München?
Para além do lateral, que, inclusive, foi titular no jogo deste domingo frente ao Heidenheim, os bávaros contam nas suas fileiras com David Daiber, médio-defensivo luso de apenas 18 anos que entrou para o lugar do compatriota aos 72 minutos e fez, assim, a sua estreia.
Até agora somava apenas participações em partidas de pré-época e algumas idas ao banco, mas o contacto com a formação orientada por Vincent Kompany deu, por fim, os frutos que o internacional sub-19 procurava.
As dúvidas são legítimas, mas se fizermos referência ao nome David Michael Santos Daiber, a situação torna-se mais clara, certo?
À imagem do que acontece com o colega Raphaël Guerreiro, David não nasceu em Portugal, mas representa as seleções jovens lusas graças à sua ascendência. Além disso, a história de Daiber tem ainda mais uma particularidade: o médio veio ao mundo no Luxemburgo (10 de janeiro de 2007), tendo posteriormente mudado-se para a Alemanha.
Chegado ao Bayern em 2016 proveniente do TSV Milbertshofen, então com 9 anos, David tem vindo a fazer um trajeto em crescendo no poderoso clube alemão. Em 2024/25, subiu à equipa de sub-19; por seu lado, nesta temporada tem estado integrado nos treinos da equipa principal e 'baixa' apenas para disputar os jogos da Youth League - jogou frente ao Sporting nesta competição.
A isto há a acrescentar o facto do jovem ter estado nos Estados Unidos da América com a comitiva do Bayern München que disputou o Mundial de Clubes.
Tal como já foi referido, David Daiber representa as seleções jovens de Portugal, sendo que, até ao momento, conta com internacionalizações pelos sub-17, sub-18 e sub-19. De resto, o jovem fez parte da geração que chegou à final do Campeonato da Europa Sub-17 em 2024, perdida para a Itália - nesse torneio foi utilizado em cinco dos seis jogos que Portugal disputou.
Um dos aspetos que se destaca de forma imediata quando se vê David Daiber a jogar é a envergadura que este apresenta. Sem esquecer que, à partida, ainda terá cerca de dois anos para acabar de se desenvolver fisicamente, a verdade é que o médio tem já 1,85m.
Para além disso, tem uma passada elegante, daquelas que torna a experiência de observar um jogador mais prazerosa.
Com qualidade no passe - não tem receio de arriscar nos lançamentos verticais -, faz da inteligência tática uma das suas armas. Para além disso, é um líder, isto na medida em que foi capitão em vários momentos do seu processo de formação. De resto, o site oficial da Bundesliga compara-o com Joshua Kimmich - não só pela forma de jogar, mas também por este espírito de liderança - e assume que o português pode ser o sucessor do experiente médio alemão.
Por fim, é importante referir um episódio que Davis Daiber viveu com Thomas Müller num treino da temporada passada [ver em baixo], tendo o internacional alemão feito referência à grande velocidade do português.
Live


Live







































