Ranking UEFA: semana terrível dos Países Baixos tem efeitos práticos para Portugal | OneFootball

Ranking UEFA: semana terrível dos Países Baixos tem efeitos práticos para Portugal | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·29. Januar 2026

Ranking UEFA: semana terrível dos Países Baixos tem efeitos práticos para Portugal

Artikelbild:Ranking UEFA: semana terrível dos Países Baixos tem efeitos práticos para Portugal

Terminaram as fases de liga das três principais provas do futebol europeu e as contas estão (ainda mais) favoráveis para Portugal, no que diz respeito ao objetivo do sexto lugar no final da época.

Essa posição já tinha sido alcançada esta quarta-feira, após a conclusão da Liga dos Campeões, como aqui explicámos.


OneFootball Videos


Porém, esta quinta-feira, e como era expectável, o fosso ampliou-se, quer porque FC Porto e SC Braga se apuraram para os oitavos de final da Liga Europa, quer porque Utrecht, Go Ahead Eagles e Feyenoord ficaram pelo caminho - tal como Ajax e PSV, o que perfaz cinco equipas eliminadas das seis que os neerlandeses tiveram esta época.

Apenas com o AZ Alkmaar ativo (vai jogar o playoff da Conference League contra o modesto FC Noah), será quase impossível aos Países Baixos regressarem ao sexto lugar até final da época. Resultado? Se Portugal mantiver esta posição, garante seis equipas (três na Liga dos Campeões) nas competições europeias em 2027/28 - na próxima época (26/27), ainda serão cinco equipas.

A menos que...

Uma hipótese real

Quando falamos de ranking UEFA, desde que os quadros foram reformulados, passou a ser importante olhar para duas vertentes: o ranking a cinco anos, que determina as vagas de cada país, mas também o coeficiente da época em curso.

Isto porquê? Porque o coeficiente desta época premiará os dois países mais bem posicionados com uma vaga extra na Liga dos Campeões do ano seguinte (26/27, no caso). Com os resultados desta quinta-feira, bem como com os bónus de apuramento, Portugal ultrapassou a Alemanha e está no segundo lugar.

A Inglaterra (20.9580) é líder destacada e vai, provavelmente, preencher um dos dois lugares, tal como conseguiu no ano passado. Portugal (16.6000) tem feroz concorrência (Alemanha com 16.2140, Espanha com 15.5310 e Itália com 15.5000), mas a hipótese é cada vez mais legítima. Depende de campanhas longas dos clubes portugueses.

Em suma, se Portugal conseguir manter o segundo lugar, pode colocar três equipas na próxima edição da prova milionária, fruto desta via extraordinária.

Impressum des Publishers ansehen