oGol.com.br
·30. April 2025
Raphinha vira 2º jogador com mais participações em gols em única edição de Champions

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·30. April 2025
A noite não foi tão boa para o Barcelona, que atuando em casa ficou no empate com a Internazionale pela partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões. Mas serviu como uma noite histórica para coroar o grande momento que vive o atacante Raphinha.
O brasileiro, que deu uma assistência no 3 a 3 na Catalunha, se tornou o segundo jogador com mais participações em gols em uma única edição da histórica competição.
Na atual Liga dos Campeões, Raphinha soma 12 gols e 8 assistências em 13 jogos, acumulando 20 participações em gols. Ele fica atrás somente de Cristiano Ronaldo, que na temporada 2013/14 fez 17 gols e deu 4 assistências em 11 jogos, resultado em 21 participações.
Outros jogadores que tiveram 20 participações em gols em uma única edição de Liga dos Campeões foram o próprio Cristiano Ronaldo (16 gols e 4 assistências em 12 jogos na temporada 2015/16) e Robert Lewandowski (15 gols e 5 assistências em 12 jogos na temporada 20159/20).
O feito histórico de Raphinha poderia se tornar ainda maior com ele se igualando a Cristiano Ronaldo, no entanto, o terceiro gol do Barcelona contra a Internazionale foi dado contra do goleiro Sommer pela UEFA. No lance, o brasileiro soltou a pancada de fora da área, a bola bateu no travessão e entrou após toque no goleiro.
Para se tornar o segundo jogador com mais participações em gols em uma única edição de Champions League, Raphinha superou nesta quarta-feira, 30, a melhor marca de Lionel Messi. O gênio argentino acumulou 19 participações na temporada 2011/12, quando marcou 14 gols e deu 5 assistências.
Para se ter ideia, Raphinha superou por muito os números de Neymar (maior artilheiro brasileiro da Champions League) em única edição. O recorde de Neymar foi de 12 participações em gols, na temporada 2016/17, pelo Barcelona, quando marcou 4 gols e deu 8 assistências em 9 jogos.
Atual melhor jogador do mundo, o brasileiro Vinicius Júnior nunca conseguiu estar tão envolvido em gols em uma única edição de Champions League como Raphinha. O máximo de Vini foi 12, na temporada 2022/2023 e na atual. Vale lembrar que o atacante, no entanto, marcou em duas finais os gols de títulos para o Real Madrid.
Outro fenômeno recente, Kylliam Mbappé também soma bons números, mas não como Raphinha. Considerando uma única edição de Liga dos Campeões, o francês teve como sua melhor marca na temporada 2020/21, quando marcou 8 gols e deu 3 assistências em 10 jogos pelo PSG.
Se bateu na trave (ou no travessão) nesta quarta-feira, Raphinha ainda tem chances de ultrapassar Cristiano Ronaldo e se tornar o jogador com maior número de participações em gols em uma única edição da Liga dos Campeões. O Barcelona irá enfrentar a Inter na próxima terça, 6, na Itália. Em caso de classificação, a final, em jogo único, acontece no dia 31 de maio.
Raphinha vive temporada fantástica e é cotado para a briga de melhor jogador do mundo. Por Barcelona e seleção, ele soma incríveis 34 gols e 25 assistências em 57 partidas. Os Culés conquistaram a Supercopa da Espanha, a Copa do Rey, lideram o Campeonato Espanhol na reta final e estão na semi da Liga dos Campeões.