MundoBola Flamengo
·21. Oktober 2025
Retrospecto completo: Flamengo x Racing - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·21. Oktober 2025
Confronto de extremo equilíbrio ao longo da história, Flamengo x Racing não consegue escapar de uma história marcada por empates em jogos oficiais. E é impressionante observar que, olhando também o contexto geral, de muitos amistosos e torneios comemorativos, esse equilíbrio se mantém intacto.
O retrospecto de Flamengo e Racing começa em 1953, com um amistoso pelo Torneio Internacional do Rio de Janeiro, no Maracanã. No dia 24 de janeiro, as equipes empataram em 1 a 1. Índio marcou pelo Rubro-Negro. A primeira vitória viria em 1955, pelo mesmo torneio amistoso, por 2 a 1.
Contabilizando partidas oficiais e não oficiais, Flamengo e Racing já se enfrentaram 17 vezes ao longo do tempo. E o retrospecto é absolutamente equilibrado, com levíssima vantagem Rubro-Negra: seis vitórias (35% dos jogos), seis empates e cinco derrotas.
E esse equilíbrio fica, mais uma vez, explícito no número de gols marcados pelas equipes: foram exatamente 27 para cada lado. Os 54 tentos dão uma alta média de 3,1 por jogo.
De forma cruel, o destino não foi muito bonzinho com o Flamengo em mata-matas contra o Racing. Os dois encontros eliminatórios terminaram com passagens do clube argentino, na Supercopa dos Campeões da Libertadores e 1992 e na Libertadores de 2020.
Neste último, o Flamengo ainda viveu o pesadelo de cair em pleno Maracanã, após dois empates em 1 a 1 e uma disputa de pênaltis pelas oitavas de final. Na ida, Fértoli abriu o placar para o Racing aos 13 do primeiro tempo, Gabigol empatou dois minutos depois e ninguém mais conseguiu ir às redes.
A decisão da vaga ficaria para a volta, e o placar se repetiu. Precisando vencer, o Flamengo ainda saiu atrás após gol de Sigali, aos 20 minutos do segundo tempo, e empatou na bacia das almas com Willian Arão, nos acréscimos. O próprio volante virou vilão na disputa de pênaltis, perdeu sua cobrança e resultou na eliminação rubro-negra.
Considerando apenas jogos oficiais, porém, Flamengo e Racing só se enfrentaram seis vezes ao longo da história: quatro pela Libertadores e duas pela Supercopa dos Campeões da Libertadores. Este torneio foi extinto com o tempo e desmembrado nas Copas Mercosul e Merconorte. Anos depois, estes se fundiram na Copa Sul-Americana.
E o número de empates chega a impressionar: foram simplesmente quatro, com uma vitória para cada lado. Cada time marcou oito gols, novamente mantendo o equilíbrio em todos os dados.
E os maiores artilheiros do confronto entre Flamengo e Racing em jogos oficiais são Gabigol e Alfredo Graciani, um de cada lado. Os jogadores marcaram dois gols cada, com o mesmo número de jogos. O ex-Flamengo leva ligeira vantagem por ter menos minutos em campo: 147 a 180, excluindo acréscimos.
De resto, todos os outros jogadores que marcaram no confronto somam um gol cada. São eles: Rogério, Júnior Baiano, Wesley, Djalminha, Victor Hugo e Willian Arão (Flamengo); Gustavo Matosas, Matías Rojas, Turco García, Héctor Fértoli, Nicolás Oroz e Leonardo Sigali (Racing).
Em quatro jogos na história pela Libertadores, Flamengo e Racing empataram três. A única vitória ficou com o Rubro-Negro, na edição de 2023, quando os dois times caíram no mesmo grupo. O primeiro encontro, porém, foi pior para o Mais Querido, que acabou eliminado — em partida já relembrada acima.
Três anos após aquela eliminação, porém, Flamengo e Racing cairiam juntos no Grupo A da Libertadores 2023. O primeiro confronto aconteceu no dia 4 de maio, na Argentina, com empate em 1 a 1. O Rubro-Negro vinha de vitória sobre o Ñublense, mas causava dúvidas pelo rendimento e havia perdido na estreia para o modesto Aucas.
No El Cilindro, o Flamengo saiu na frente com Gabigol, nos acréscimos do primeiro tempo. No entanto, levou o empate na segunda etapa, em gol de falta de Nicolás Oroz. Com Jorge Sampaoli no comando, o time teve Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Vidal e Éverton Ribeiro: Gabigol e Pedro.
Neste jogo, inclusive, o gol de Gabigol valeu ao atacante o posto de maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores.
O segundo encontro daquela fase de grupos seria no Maracanã, obviamente, pela quinta rodada. E o Flamengo precisava de uma vitória para encaminhar a classificação, em situação muito menos tranquila do que deveria. Ao menos, ela veio: Wesley e Victor Hugo marcaram no 2 a 1 sobre o Racing, que chegou a empatar com Matías Rojas.
O encontro mais recente rendeu a primeira vitória do Flamengo sobre o Racing em jogos oficiais. Aconteceu em 2023, no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos. Wesley abriu o placar aproveitando cruzamento rasteiro, Rojas empatou e Victor Hugo, em chute da entrada da área, completou o 2 a 1 no fim.