oGol.com.br
·28. April 2025
Rogério Ceni torna-se o maior algoz da carreira de Abel Ferreira

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·28. April 2025
Abel Ferreira já usou o "fator sorte" para justificar uma eliminação diante de um time comandado por Rogério Ceni. Pois parece que o ex-goleiro, hoje no comando do Bahia, pode se considerar uma pessoa realmente sortuda.
Com a vitória do Bahia sobre o Palmeiras na sexta rodada do Brasileirão, Ceni acumulou seu quinto triunfo sobre o Palmeiras de Abel Ferreira, o que o coloca no topo da lista dos treinadores que mais vezes conseguiu levar a melhor sobre o treinador português.
Em sua carreira, Abel acumula 615 jogos como treinador, com 332 vitórias, 144 empates e 139 derrotas. Desses reveses, times comandados por Ceni foram responsáveis por cinco, mesmo número que o português Sérgio Conceição, hoje no Milan.
Para "desempatar" a lista, dá para usar como critério o fato de que Conceição venceu cinco dos seis duelos no comando do Porto, equipe que tem condições bem superiores aos do Braga, clube que era o de Abel entre 2017 e 2019.
Já no 14 enfrentamentos com Rogério Ceni, Abel Ferreira estava, no mínimo, em igualdade de condições. Além disso, outros dois resultados serviram para Ceni comemorar: o empate da Supercopa do Brasil em 2021 e a derrota na segunda partida das oitavas da Copa do Brasil de 2022, o tal jogo da sorte. Flamengo e o São Paulo saíram com vitórias na disputa de pênaltis nos dois casos.
No comando do Bahia, Ceni não vinha conseguindo bons resultados contra o Palmeiras. Este foi o quarto encontro e eram três derrotas até Kayky decidir o jogo no último minuto no Allianz Parque.