MundoBola Flamengo
·6. Oktober 2025
Ronaldo Angelim faz alertas sobre arbitragem e cobra Flamengo: 'Ano pode acabar esse mês'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·6. Oktober 2025
Ronaldo Angelim, herói do título brasileiro do Flamengo em 2009, resolveu se manifestar após a polêmica rodada do Brasileirão e a atuação da arbitragem. Para o ex-jogador, o momento é muito perigoso e une o futebol atual do clube, que é ruim, a juízes nem sempre de boas intenções. Como resultado, o Rubro-Negro pode sair bastante prejudicado.
No último fim de semana, o Palmeiras foi fortemente favorecido pela arbitragem no jogo contra o São Paulo, com um pênalti escandaloso não marcado. Além disso, vários outros lances entraram na polêmica, enquanto o Flamengo teve dois jogadores expulsos contra o Bahia. Ronaldo Angelim subiu o tom e pediu para que o Flamengo "fique atento".
"Vou falar um pouco, para não ficar sem falar e para alertar o Flamengo. Está brigando pelo Brasileiro, na semifinal da Libertadores, e vou dizer uma coisa: o Flamengo tem que ficar muito atento. Muito atento. Não sei se vai adiantar, mas tem que ficar muito atento. Porque já viram o que aconteceu contra o Estudiantes", começou Ronaldo Angelim.
Na visão do ex-zagueiro, o Flamengo tem uma combinação muito perigosa neste momento: futebol ruim e arbitragem jogando contra. Angelim fez questão de destacar que, apesar das críticas aos juízes, o Rubro-Negro não tem desempenhado exatamente um grande futebol — principalmente no primeiro tempo.
"E foi o único jogo, não estou defendendo o Flamengo, que o time fez um bom primeiro tempo. A gente está questionando arbitragem, honestidade. Desde o segundo tempo, contra o Estudiantes, o Flamengo não joga bem e a arbitragem vem fazendo coisas absurdas", ressaltou.
Com as polêmicas da última rodada, o Palmeiras enfim conseguiu assumir a liderança do Brasileirão. O time paulista soma 55 pontos, mesma contagem do Flamengo, mas tem um jogo a menos — e uma vitória a mais. Para Angelim, há times sendo beneficiados na competição.
"Então, eu vou logo dizendo. Junta o Flamengo, que não está jogando bem, e a arbitragem, que agora começou a trabalhar para beneficiar alguns clubes. O Flamengo tem que ficar esperto. Nada justifica o que o Flamengo vem jogando, mas a arbitragem, não tenho outra forma de falar, quer favorecer um time. Isso é visível", criticou.
E o Magro de Aço, autor do gol que encerrou um jejum de 17 anos sem o Brasileirão, foi além: citou nominalmente o São Paulo, prejudicado no jogo do MorumBis, e chamou a atuação da arbitragem de "roubo". O ex-jogador ainda ressaltou que "está feio" assistir ao campeonato, com tantas polêmicas se acumulando a cada rodada.
"Tá feio demais assistir ao Brasileiro, muito feio. Principalmente jogo de um time aí, ninguém quer dizer o nome, mas tá ridículo. Fiquei com dó do São Paulo, não só nesse jogo, mas também no Paulista. Aí, vem um cidadão, faz o que quer, rouba — e isso é roubar na cara de pau, porque foi visível. Está ridículo, ridículo", prosseguiu.
Por fim, Ronaldo Angelim fez um alerta em um momento importante. Vivo em duas frente, Brasileirão e Libertadores, o Flamengo pode terminar sem nada em um piscar de olhos. Afinal de contas, as competições entram nos momentos decisivos a partir de agora, e qualquer polêmica do tipo pode eliminar o Mais Querido das brigas.
"Flamengo, se liga. Tem semifinal de Libertadores, briga contra o Palmeiras, e tem que fazer alguma coisa agora. Está explícito, as coisas tão acontecendo na cara de todo mundo. Se não fizer alguma coisa agora, esquece, o ano acaba esse mês. Se não pegar pesado, o ano acaba esse mês. Só essa dica. Valeu", finalizou o Ronaldo Angelim.
O Brasileirão vai entrar em pausa a partir de agora para a Data Fifa, o que significa que o Flamengo só volta a campo no dia 15 de outubro. E será para um clássico, que pode energizar ou piorar a temporada do clube. O adversário é o Botafogo, no Engenhão, a partir de 19h30 (horário de Brasília).