Leonino
·22. Dezember 2025
Rui Borges explode com jornalista antes do Vitória de Guimarães - Sporting: "Não sou mentiroso"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·22. Dezember 2025

Rui Borges realizou a antevisão ao Vitória de Guimarães - Sporting e foi novamente questionado sobre as imagens que estava a visualizar no tablet na partida diante do Santa Clara, quando o jogo este 12 minutos parado à espera da decisão de João Pinheiro. O treinador dos leões acabou por responder aos jornalistas e pediu respeito.
"Infelizmente, vivemos numa sociedade que é triste, nalguns momentos. Há muita falta de respeito para com o Sporting e para com o treinador do Sporting. Felizmente, tive uma boa educação, dada pelos meus pais, com muitos valores. Se calhar, por isso é que estou, agora, em representação do Sporting. Deixa-me triste, porque sou tudo menos mentiroso. Eu não tinha visto o lance. Vi o lance no avião, sou sincero. Explica com todo o gosto. Em casa, temos dois tablets, um com a transmissão da Sport TV e outro com o nosso canal aberto, a nossa imagem. Em ângulo aberto, é impossível ver as imagens. O tablet serve mais para ver cortes que peço durante o jogo, para vermos e falarmos ao intervalo ou durante o jogo, para ajustarmos comportamentos, e foi isso que aconteceu, contra o Santa Clara. A imagem está lá, mas é um ângulo aberto, não se consegue analisar, por isso é que me veem a olhar para o tablet", começou por dizer.
Rui Borges: "Eu não tinha visto o lance"
"E, como perderam tempo à procura de uma imagem do treinador a olhar para o tablet, podiam perder tempo a ver que, em momento algum, o treinador disse aos jogadores que estavam no banco... Eles perguntaram 'Mister, é penálti', e eu disse 'Não sei, não dá para ver'. Podiam ver mais à frente um dos meus adjuntos, de telemóvel na mão, a tentar abrir vídeos enviados pela comunicação do clube, e nem isso conseguimos, por causa da Internet. Em momento algum olhei para o telemóvel, nem ele conseguiu ver. Estive 12 minutos à espera de uma decisão, apenas e só isso. Quando disse que não vi a imagem, não vi a imagem. Vi no avião. As pessoas, quando falam sobre o treinador do Sporting a olhar para o tablet, é tudo adivinho. Alguém viu a imagem do tablet? Então como é que são adivinhos? 'O mister está a olhar para o tablet, viu a imagem'... Fico triste, porque vivemos numa sociedade que se alimenta, muitas vezes, de ódio, ainda para mais quando, no futebol, há muita gente que tem a memória curta e seletiva, em alguns momentos. Deixa-me triste. Eu vi o lance, é um lance que já aconteceu várias vezes noutros jogos. São critérios do árbitro. O meu capitão diz que há toque, vê-se o toque, e, depois, é o critério do árbitro. Já apitaram nuns lances, noutros não... É o futebol. Não falo mais do jogo com o Santa Clara, não falo das arbitragens, porque tenho respondido a tudo e mais alguma coisa, e, às vezes, há uma falta de respeito para com o treinador do Sporting, e não é de hoje. Está fechado. Hoje, só falo do Vitória SC", atirou Rui Borges.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 35 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 32, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 40 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio D. Afonso Henriques, pelas 20h45.









































