Zerozero
·9. Juni 2026
Rui Borges foi «anjo» para João Pereira: «Não me sinto campeão pelo Sporting»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9. Juni 2026

O antigo treinador do Sporting, João Pereira, abordou a sua saída precoce do comando técnico dos leões, após apenas oito jogos, sublinhando que a sua destituição «foi a decisão certa».
«Foi a decisão certa, tal como abdicar de mim na altura foi a decisão certa. Estou muito bem com o passado e o Rui Borges veio provar a boa aposta. Este ano voltou a lutar pelo título e a estar em todas as decisões. Frederico Varandas fez muito bem em dar um voto de confiança ao Rui Borges», começou por referir o técnico de 42 anos, numa entrevista concedida à Sporttv.
O antigo internacional português confessou que o seu maior desgosto foi o facto de não ter correspondido às expectativas de Varandas:
«A minha maior mágoa foi não ter correspondido à pessoa que tinha confiado em mim. O presidente nunca iria colocar o Sporting em causa se não visse qualidade em mim. Agora é fácil dizer que a minha contratação foi um erro, mas o presidente seguia o meu trabalho desde os sub-23. Quando chegámos à equipa principal não resultou. Mais do que um problema tático, foi psicológico».
O ex-futebolista assumiu ainda um sentimento de alívio pelo desfecho da temporada, elogiando o trabalho do seu sucessor: «Considero que o Rui Borges foi o meu anjo da consciência. Ficar associado à perda de um título nacional por minha causa iria perseguir-me a vida toda. Ele conseguiu ganhar o campeonato e eu durmo muito mais descansado.»
«Não me sinto campeão pelo Sporting. Continuo a responsabilizar-me, mas estou bem resolvido com o passado. Um sonho que tinha era ser campeão como jogador e como treinador, mas não aconteceu», concluiu.
Depois da experiência em Alvalade, João Pereira orientou os turcos do Alanyaspor na presente temporada, terminando a liga local na 11.ª posição.







































