Leonino
·15. Mai 2025
Rui Dias diz que ala titular do Sporting: "Teatraliza contactos"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·15. Mai 2025
Maxi Araújo fez, no dérbi com o Benfica, um dos melhores jogos desde que chegou ao Sporting. Rui Dias aponta algumas falhas do jogador em momentos específicos, mas deixa muitos elogios ao jovem uruguaio, augurando um futuro brilhante ao canhoto.
"Definiu como palco todo o flanco esquerdo do terreno; atrás, no meio e à frente apresenta aptidões técnicas e atléticas para todas as contingências, baseado na versatilidade de argumentos e adaptabilidade a todas as exigências – também não se perde no corredor central. Começa por ser um jogador apetecível, um multifuncional sempre procurado pelos treinadores, mas é tão eficaz, fiável e até brilhante que constitui mais-valia em cada função específica. Ruben Amorim chegou a utilizá-lo como avançado, Rui Borges começou por pensar nele como defesa, mas acabou por consolidar-se como ala, função na qual se tem notabilizado", disse, ao jornal Record.
Para Rui Dias, Maxi - destacado pelo CIES - "assenta na presunção sul-americana de que as ganas, a picardia e o pequeno delito prestigiam o perfil futebolístico de qualquer profissional". No entanto, o 'camisola 20' dos leões "por vezes permite que essa convicção interfira no rendimento, na concentração, na discussão dos lances, na teatralização dos contactos, alimentando a perversa veia contestatária que o caracteriza".
"Principalmente como defensor, a atitude prejudica-lhe o discernimento, desfoca o objetivo, conduz a erros posicionais e de decisão cujas consequências são atenuadas pela rapidez com que retifica as falhas. Quando as comete avalia automaticamente o perigo, sinal de que por detrás da aparência dispersa, é orientado por noção tática superior", explicou o especialista.
"A tensão que põe no jogo não afeta a precisão dos gestos; a contundência nos duelos não interfere na refinada técnica individual; a dinâmica e intensidade nas intervenções nunca ficam órfãs da inteligência. No vaivém pelo flanco, que repete vezes sem conta em hora e meia, Maxi diversifica o reportório. Desarma, conduz e executa com clareza espantosa, principalmente junto à grande área, prova de que a aparente leveza dos gestos largos, mais indefinidos e nem sempre minuciosos, se transforma em ações seguras e executadas com sentido prático", afirmou Rui Dias, garantindo que "Maxi Araújo ainda não atingiu o máximo que tem para oferecer, ao Sporting, ao Uruguai e até ao futebol".
Contratado pelo Sporting ao Toluca, o canhoto "já mostrou qualidades, consolidou estilo, perspetivou o desenvolvimento e confirmou um destino para o resto da carreira. Mas ainda não bateu no topo da escala, mesmo partindo do princípio de que o essencial para chegar tão alto já lá está". "Aos 25 anos, demorou a adaptar o conceito futebolístico e a sua própria natureza pessoal aos padrões estéticos e competitivos do futebol europeu. Internacional uruguaio, uma das paixões de Marcelo Bielsa na seleção celeste, beneficiou dos conselhos e ensinamentos que os seus treinadores lhe transmitiram em Alvalade – Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges. O enquadramento foi dimensionado pela abertura para continuar a aprender e fortalecer-se como futebolista, cumprindo o objetivo de apetrechar-se com armas para voar cada vez mais alto. O talento, a disponibilidade e o sucesso coletivo alimentam o gene competitivo que o caracteriza. O futuro será o que ele quiser", terminou,