Zerozero
·11. August 2025
Seis anos depois, SC Braga voltou a vencer na Pedreira a abrir o campeonato: da última vez valeu pódio

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·11. August 2025
O SC Braga entrou com o pé direito na Liga Portugal Betclic, versão 2025/26. Os Guerreiros do Minho conseguiram uma vitória expressiva por 3-0 diante do Tondela - campeão da Segunda Liga - e mantêm a invencibilidade nos quatro jogos oficiais até ao momento.
Entrar a vencer no campeonato, especialmente em casa, tem sido algo raro para o clube minhoto. Nas últimas dez temporadas - desde 2015/16 - o SC Braga havia ganho apenas por quatro vezes o jogo inaugural do Municipal de Braga no campeonato.
Habitualmente marcados por confrontos de pré-eliminatórias europeias, os começos de temporada do SC Braga têm tendência a serem desafiantes. Nas últimas três temporadas - esta incluída -, a jornada inaugural do campeonato joga-se a meio de uma pré eliminatória que pode definir muito da temporada arsenalista.
Considerando esse facto, aliado à - ainda pobre - condição física dos jogadores e à muita movimentação por conta do mercado de verão, a primeira jornada do campeonato tem sido um osso duro de roer para o SC Braga no passado recente.
Na temporada passada, os bracarenses receberam o Estrela da Amadora três dias depois da primeira mão da 2ª Pré Eliminatória de Qualificação para a Liga Europa e quatro dias antes da segunda mão, diante do Servette. Resultado? Um empate na Pedreira diante dos tricolores, com Kikas a gelar o estádio com um golo quando apenas faltavam dez minutos para o final do encontro.
Curiosamente, esse jogo acabou com a curtíssima passagem de Daniel Sousa pelo clube da terra dos arcebispos. Foram apenas três jogos no comando do SC Braga.
Na temporada anterior? A mesma sina. Depois de vencer o Backa Topola, jogo com o Famalicão no Municipal de Braga. Bom início de jogo - Horta marcou a abrir - e uma quebra física na parte final que culminou com um golaço de Aranda em tempo de descontos, a cair como um balde de água fria no público bracarense, já depois de Afonso Rodrigues ter empatado. Derrota na estreia.
Empate com o Sporting em 2022/23 e derrota com o mesmo adversário em 2021/22 - segunda jornada, primeira em casa para os Gverreiros -, derrota com o Santa Clara em 2020/21...
Para nos lembrarmos de uma vitória do SC Braga no primeiro jogo em casa do campeonato temos de recuar uns exatos seis anos em relação à data de publicação deste artigo.
11 de agosto de 2019, três dias após vencer o Brondby na Suécia, o SC Braga de Ricardo Sá Pinto venceu o Moreirense por 3-1, com golos de Fransérgio, Ahmed Hassan e Wilson Eduardo e abriu o campeonato com três pontos.
Essa equipa acabou por se qualificar para a Liga Europa duas semanas depois, venceu a Taça da Liga em janeiro e acabou o campeonato no terceiro posto, depois de vencer o FC Porto - já campeão - na última jornada e ver o Sporting perder no Estádio da Luz. Os arsenalistas igualaram os leões em pontos e venceram no confronto direto, qualificando-se assim para a fase de grupos da Liga Europa.
Sá Pinto começou, mas acabou Rúben Amorim, que subiu da equipa B bracarense para ser herói na principal e render (no ano seguinte) cerca de dez milhões ao clube. À data, brilhavam Paulinho e Ricardo Horta e despontava um jovem chamado Francisco Trincão...
O presságio é bom, conseguirá o SC Braga intrometer-se na luta pelo pódio?