Jogada10
·20. November 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·20. November 2024
Sem encanto, a Seleção Brasileira se despede de 2024 com um empate com o Uruguai por 1 a 1, nesta terça-feira, na Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Valverde abriu o placar para Celeste, mas Gerson, em golaço de fora da área, deixou o duelo igual. O time de Dorival Júnior oscilou muito durante a partida, com momentos de controle, mas faltou mais intensidade.
Com o resultado, o Brasil deixa de assumir a vice-liderança das Eliminatórias e fica com 18 pontos (cinco vitórias, três empates e quatro derrotas), na quinta posição. Do outro lado, o Uruguai se mantém na vice-liderança, com 20 pontos, cinco a menos que a líder Argentina. Agora, as seleções só voltam a campo pela disputa somente em março de 2025.
A Seleção Brasileira até manteve a maior posse de bola e procurou ficar mais perto da área, porém sem intensidade e precisão. Savinho buscou jogadas individuais, mas faltou mais objetividade. Raphinha, Vini Jr e Gerson arriscaram sem perigo para o gol de Rochet. A melhor chance aconteceu no último minuto em cabeçada de Igor Jesus. Do outro lado, o Uruguai ficou nos contra-ataques, porém também não procurou sair em velocidade ou fazer algo diferente. Ederson também pouco trabalhou ao longo do jogo. Foi possível ouvir vaias após apito final. As equipes ficaram devendo.
A Seleção voltou mais ligada para o segundo tempo. Savinho e Vini Jr tiveram as melhores oportunidades. O camisa 7, inclusive, quase marcou um golaço após boa jogada. Pouco tempo depois, o Uruguai aproveitou bobeira de marcação, e Valverde arriscou de fora da área e abriu o placar na Fonte Nova. Sem chances para Ederson. Assim, Dorival Júnior fez mudanças, com Luiz Henrique e Gabriel Martinelli. A Seleção melhorou e encontrou o gol. Em um dos ataques, a zaga celeste afastou, e Gerson arriscou bela finalização e deixou tudo igual.
Depois do gol de empate, o Brasil se impôs ainda mais no setor de ataque. Vinicius Júnior conseguiu pelo menos três jogadas individuais, Luiz Henrique também teve uma finalização e Estêvão, que entrou no lugar de Savinho, também arriscou lances de improviso. Contudo, a equipe celeste se postou ainda mais nos contra-ataques e dificultou as investidas brasileiras. No fim, vaias da torcida presente na Fonte Nova.
12ª Rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 Data: 19/11/2024 (terça-feira) Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) Público e Renda: – Gols: Valverde, 9’/2°T (0-1); Gerson, 16’/2°T (1-1); BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli, 12’/2°T); Bruno Guimarães (André, 40’/2°T) e Gerson (Paquetá, 40’/2°T); Savinho (Estêvão, 27’/2°T), Raphinha, Vini Jr e Igor Jesus (Luiz Henrique, 12’/2°T). Técnico: Dorival Júnior URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Oliveira e Saracchi; Ugarte, Valverde e Bentancur; Pellistri (Puma Rodríguez, 20’/2°T), Darwin Núñez (Aguirre, intervalo) e Araújo (Cristian Olivera, 36’/2°T). Técnico: Marcelo Bielsa Árbitro: Piero Maza (CHL) Auxiliares: Claudio Urrutia (CHL) e José Retamal (CHL) VAR: Juan Lara (CHL) Cartões amarelos: Raphinha, Lucas Paquetá, Gabriel Magalhães (BRA), Ugarte, Varela (URU