oGol.com.br
·4. Oktober 2025
Semenyo brilha no início da Premier League para levar o Bournemouth ao topo

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·4. Oktober 2025
O jogador que mais participou de gols na Premier League de 25/26 não é Haaland, nem Cole Palmer, e tampouco Mohammed Salah, mas sim Antoine Semenyo. O atacante ganês do Bournemouth desbanca os craques mundiais, desponta no início do Campeonato Inglês e caminha a passos largos para fazer sua melhor temporada na carreira.
Não há dúvidas que esse é o melhor início de temporada de Semenyo como jogador. Já são seis gols e três assistências em sete partidas da Premier League, totalizando dez participações diretas em gol. É muito por causa de seu camisa 24 que os Cherries voam no começo da temporada, ocupando, neste momento, a vice-liderança do Campeonato Inglês.
O Bournemouth investiu alto nessa janela de transferências. Mais de 130 milhões de euros foram gastos pelo clube inglês, que trouxe Amine Adli do Leverkusen, Petrovic do Chelsea, Diakité do Lille e Doak do Liverpool. Mal os Cherries esperavam que o grande destaque do início de 25/26 já estava no clube.
Titular no ataque da equipe na última temporada, Semenyo entrou em campo 42 vezes, marcou 13 gols e deu seis assistências. O ponta direita foi, empatado com Justin Kluivert, o artilheiro do time na temporada e ajudou o clube a terminar a Premier League na metade de cima da tabela.
Semenyo começou o Campeonato Inglês com doblete contra o Liverpool na derrota por 4 a 2, estufou as redes contra Brighton, uma vitória, e Leeds, um empate, e, nesta sexta (03), cravou outro doblete, agora contra o Fulham, para levar o clube à vitória. São cinco vitórias, três empates e uma derrota do Bournemouth na Premier League até aqui.
Fora os seis gols marcados, Semenyo também contribuiu com três assistências nesse início de competição. Além de vice-artilheiro, atrás apenas de Haaland, ele é o segundo que mais deu assistências no torneio, atrás de Grealish e empatado com outros cinco jogadores, como João Pedro, Xhaka e Doku.
O atacante nunca havia marcado mais de quatro gols nos oito primeiros jogos da temporada. Foi na temporada 22/23, quando defendia o Bristol City na Championship, que o atacante balançou as redes quatro vezes em seus cinco jogos iniciais, ficando em jejum por 19 partidas posteriormente. É o melhor início de temporada da carreira de Semenyo.
Nascido em Londres, Antoine Semenyo trilhou um caminho nada convencional no mundo do futebol. O anglo-ganês decidiu representar Gana pela nacionalidade de seus pais, apesar de ter feito toda a sua história como jogador profissional na Terra da Rainha.
O ponta direita passou grande parte de sua juventude jogando futebol amador, sem estar vinculado a nenhum clube. Ele fez vários testes em clubes da capital inglesa antes de completar a maioridade, como Crystal Palace, Tottenham e Swindon Town, mas foi recusado em todos eles.
Aos 18 anos, Antoine explorou a sorte no sudoeste da Inglaterra e começou a jogar pelo programa de futebol da universidade de SGS College. Por lá, ele chamou a atenção do diretor técnico do Bristol City, Brian Tinnion, e, enfim, chegou ao nível profissional do esporte bretão.
No mesmo ano de 2018, Semenyo assinou com o Bristol, clube que disputava a EFL Championship, mas foi emprestado ao Newport County. Após certo destaque na quarta divisão, ele foi chamado de volta ao Bristol por Lee Johnson ao meio da temporada 18/19. Dali em diante, as coisas melhoraram para o anglo-ganês.
Ele passou um tempo emprestado no Sunderland, sem muito brilho, e, em 20/21, passou a ser titular do Bristol City. Foram duas temporadas e meia com papel importante no clube, até que o Bournemouth surgiu como destino, para levar o jogador à Premier League, um de seus sonhos de infância.
A ascensão pelos clubes também foi notada pela seleção de Gana. Sua primeira convocação foi ainda como jogador do Bristol City, em 2022, justamente no ano que viajaria ao Catar para jogar a Copa do Mundo de 2022, como um mero coadjuvante. Caso a seleção ganesa confirme sua vaga no Mundial de 2026, Antoine deve ser a referência ofensiva da equipe.
Live