Leonino
·21. Mai 2026
Sporting consegue comprar Issa Doumbia com a ajuda de duas vendas; Saiba tudo

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·21. Mai 2026

O Sporting continua particularmente ativo neste arranque de mercado e, depois da contratação de Rodrigo Zalazar, fechou também acordo com o Venezia para a chegada de Issa Doumbia. O médio transalpino vai custar 20 milhões de euros fixos, aos quais podem acrescer mais 3 milhões mediante objetivos.
Curiosamente, os valores da operação acabam praticamente assegurados através de dois negócios já encaminhados pela SAD liderada por Frederico Varandas. Desde logo, através de Alisson Santos, cujo impacto em Itália convenceu o Napoli a avançar para a compra definitiva do extremo brasileiro.
O clube napolitano já comunicou aos leões a intenção de ativar a cláusula de compra fixada nos 16,5 milhões de euros. Somando esse valor aos 3,5 milhões pagos inicialmente pela cedência, o Sporting garante desde logo os 20 milhões fixos necessários para assegurar Doumbia.
Os restantes objetivos da operação acabam praticamente compensados pelos prémios relacionados com Viktor Gyökeres. Apesar de o empate do Manchester City frente ao Bournemouth não ter gerado novos encaixes diretos ao Sporting, o avançado sueco já tinha garantido 4 milhões de euros em variáveis anteriormente acordadas.
Esses valores resultaram de duas parcelas de 1,25 milhões por utilização, 1 milhão pelo apuramento rumo à próxima edição da Champions League e ainda 500 mil euros após alcançar 20 contribuições diretas para golo ao serviço do Arsenal.
Desta forma, Issa Doumbia sem necessidade imediata de vender elementos nucleares do atual plantel. O Venezia garantiu ainda uma pequena percentagem de futura mais-valia do médio italiano, que fechou a temporada com 10 golos e cinco assistências em 38 jogos pelo campeão da Serie B.