MundoBola Flamengo
·12. September 2025
Surpreendente? Mauro Cezar elege 2 jogadores subestimados da história do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12. September 2025
Acostumado a brigar no topo em todas as competições que disputa, o Flamengo se encontra em outro patamar nos dias atuais — como diria Bruno Henrique. No entanto, o passado foi difícil e envolveu épocas complicadas, em que as coisas pareciam fadadas ao fracasso. E o jornalista Mauro Cezar lembrou disso.
Em participação no podcast "boppismo", Mauro foi convidado a citar dois jogadores subestimados da história do Flamengo. E elegeu nomes curiosos: os atacantes Dimba e César Ramírez, conhecido como "El Tigre". Para sustentar o argumento, o jornalista disse que, sem os dois, o Rubro-Negro já teria caído.
"Essa, o pessoal vai achar graça, mas Dimba e 'El Tigre' Ramírez. Se não fossem esses dois caras, o Flamengo teria sido rebaixado para a segunda divisão. Se você pegar jogos do Flamengo nos anos que eles chegaram e ver os gols que eles marcaram na reta final, os gols foram fundamentais para o Flamengo não cair", disse.
Dimba, que foi artilheiro do Brasileirão em 2003, pelo Goiás, chegou ao Flamengo logo no ano seguinte. A expectativa era obviamente alta, mas o jogador só fez 37 partidas, com 13 gols marcados.
Porém, conforme dito por Mauro Cezar, alguns desses gols foram vitais para evitar o rebaixamento do Flamengo. Destaca-se um contra o São Paulo, na 45ª rodada do Brasileirão de 2004, que impediu uma derrota fora de casa. O placar deixaria o time empatado com o Criciúma, então primeiro colocado no Z4.
"Como eles não foram grandes jogadores, o pessoal sempre fala. Mas tira os gols do Dimba, e o Flamengo cairia para a segunda divisão. Tira os gols do Ramírez, e o Flamengo cairia para a segunda divisão. Fizeram gols importantes em um momento terrível do clube, times fracos, muita desorganização", ressaltou.
Ramírez, por outro lado, não chegou a jogar com Dimba por ter chegado apenas em 2005. Também fez passagem curta, com 29 jogos e dez gols, mas teve seu grau de importância. Decidiu uma vitória contra o Palmeiras fora de casa, em 2005, além de gols contra Fortaleza (2) e São Caetano que foram fundamentais.
"Toda vez que o torcedor fala em jogador ruim, lembram desses caras. Primeiro que nem foram tão ruins assim, tivemos jogadores piores. Vários piores, até na posição deles. E eles entregaram, cara. Fizeram gols fundamentais. O Ramírez faz o gol da vitória sobre o Palmeiras no Parque Antártica", destacou.
Por fim, Mauro ainda citou o ídolo Júlio César, que deixou o clube no início dos anos 2000 para brilhar na Europa. Antes de virar um dos maiores goleiros do mundo, porém, o jogador foi vital para evitar que o Flamengo fosse rebaixado pela primeira vez na história.
"Se a torcida se orgulha de nunca ter sido rebaixada, agradeça a esses caras. Como ao goleiro Júlio César também, que salvou o Flamengo uma porrada de vezes", finalizou Mauro Cezar.