Esporte News Mundo
·22. Oktober 2025
Tebas dispara contra instituições europeias após veto a jogo nos Estados Unidos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·22. Oktober 2025
— Continua depois da publicidade —
Após o cancelamento da partida entre Villarreal e Barcelona, que seria disputada em Miami, nos Estados Unidos, Javier Tebas, presidente da La Liga, se pronunciou pela primeira vez sobre o tema. Por meio de um comunicado, o mandatário afirmou que as instituições governamentais europeias estão tirando o futebol na Europa.
”A defesa da “tradição” é invocada a partir de uma perspectiva tacanha e provinciana, enquanto as verdadeiras tradições do futebol europeu são ameaçadas por decisões das instituições governamentais que, ano após ano, destroem as ligas nacionais, a verdadeira força motriz da indústria do futebol europeu, devido à ingenuidade e passividade dos líderes europeus que não conseguem distinguir o trivial do essencial”, afirmou por meio de um comunicado.
A Uefa havia liberado que a partida fosse disputada no Hard Rock Stadium, mas a decisão foi alvo de polêmicas nos últimos dias entre jogadores, dirigentes e outros clubes, caso do Real Madrid. Com isso, a partida agora vai ser disputada no Estádio La Ceramica, casa do Submarino Amarelo.
Além das polêmicas, o cancelamento acontece depois de um protesto em massa feito pela Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE). Na rodada do último fim de semana da La Liga, jogadores de todas as equipes pararam nos primeiros segundos de todas as partidas da última rodada do Campeonato Espanhol.
Javier Tebas, presidente da La Liga (Foto: Gualter Fatia/Getty Images)
Ainda no comunicado, Tebas ainda agradeceu ao Barcelona e ao Villarreal por terem feito parte do projeto. Além disso, ele frisou que a La Liga está trabalhando para manter o futebol espanhol competitivo e que quer garantir sua sustentabilidade.
Confira o comunicado abaixo:
”Hoje, o futebol espanhol perdeu uma oportunidade de avançar, se projetar para o mundo e fortalecer seu futuro.
A defesa da “tradição” é invocada a partir de uma perspectiva tacanha e provinciana, enquanto as verdadeiras tradições do futebol europeu são ameaçadas por decisões das instituições governamentais que, ano após ano, destroem as ligas nacionais, a verdadeira força motriz da indústria do futebol europeu, devido à ingenuidade e passividade dos líderes europeus que não conseguem distinguir o trivial do essencial.
A “integridade da competição” está sendo questionada por aqueles que duvidam dessa mesma integridade há anos, pressionando árbitros e autoridades governamentais, construindo narrativas distorcidas ou usando pressão política e da mídia como ferramenta esportiva.
E outros, talvez sem saber e de boa-fé, foram atraídos para debates sobre informações que já foram discutidas em 2018, em que essas supostas “informações” — que eles tinham naquela época e ainda têm agora — eram apenas uma desculpa para acabar com o projeto.
Quero agradecer ao Villarreal CF e ao FC Barcelona pelo comprometimento e generosidade em fazer parte de um projeto que visava exclusivamente o crescimento da nossa competição. Eles não estavam pensando em si mesmos; estavam pensando em todos.
A LaLiga continuará trabalhando, com rigor e convicção, para manter o futebol espanhol competitivo, enfrentando aqueles que buscam destruí-lo, mas sempre respeitando suas raízes e garantindo sua sustentabilidade. O futebol espanhol merece olhar para o futuro com ambição, não com medo. Continuaremos tentando. Desta vez, chegamos muito perto.”