Técnico do Sub-15 do Corinthians comenta trajetória nas categorias de base do clube | OneFootball

Técnico do Sub-15 do Corinthians comenta trajetória nas categorias de base do clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·11. Oktober 2025

Técnico do Sub-15 do Corinthians comenta trajetória nas categorias de base do clube

Artikelbild:Técnico do Sub-15 do Corinthians comenta trajetória nas categorias de base do clube
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

O treinador Eduardo Vergueiro é figurinha carimbada nas categorias de base do Corinthians. Atualmente comandando a equipe Sub-15 do Alvinegro, o profissional concedeu entrevista exclusiva à Corinthians TV e falou sobre a sua relação com o futebol. Ele ainda revelou que chegou a tentar a carreira como atleta, inclusive atuando na base corinthiana entre 1998 e 2000.

“Eu sou natural de São José dos Campos, interior de São Paulo. Eu cheguei ao Corinthians em janeiro de 2017. Futebol faz parte da minha vida desde os 6 anos de idade. Eu tinha o meu sonho de me tornar um jogador de futebol profissional. Passei pelas categorias de base, inclusive aqui no Corinthians, durante cerca de três anos, 1998, 1999 e 2000. Cheguei a jogar o profissional, durante pouco tempo, em São José, pelo São José Esporte Clube. No último ano, até que eu joguei pelo São José Esporte Clube, eu já cursava educação física. E aí fui fazendo cursos, me especializando, para daí eu me tornar um treinador, que é algo que eu também tinha como objetivo”, iniciou.


OneFootball Videos


Artikelbild:Técnico do Sub-15 do Corinthians comenta trajetória nas categorias de base do clube

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Eduardo Vergueiro é conhecido por ter trazido o volante Gabriel Moscardo, uma das principais revelações do Corinthians nos últimos anos – que atualmente pertence ao PSG, da França, e atualmente está emprestado para o Braga, de Portugal, – para as categorias de base do clube no início de 2017, justamente quando foi contratado para departamento por meio de um processo seletivo.

O comandante detalhou sua trajetória na base do Corinthians desde sua chegada em janeiro de 2017: “Cheguei no Corinthians através de um processo seletivo em 2017, entrei como auxiliar técnico das categorias sub10 e sub 11. Do sub 10 ao sub 20, eu passei por todas como auxiliar técnico. Como treinador, eu assumi as categorias sub 12, 13, 14, 15, 16 e fiz uma competição sub 19 no final do ano passado. Em cada categoria, eu tinha que me adaptar à faixa etária, ao nível dos atletas que estava trabalhando. Então, acredito que isso me deu uma experiência grande para saber me adaptar à forma de falar, à forma de treinar cada atleta para que estivesse compatível com a faixa etária que eu estava trabalhando na época“, continuou.

Posteriormente, Vergueiro comentou sobre a evolução das estruturas do Corinthians desde sua chegada ao clube. Ele também falou sobre o processo de adaptação às metodologias da instituição: O Corinthians se desenvolveu muito, daquele período que eu vivenciei como atleta, quando criança, quando adolescente, em termos de estrutura, em termos de profissionais, da qualidade dos campos aqui do CT, até mesmo lá no Parque de São Jorge, estrutura do campo onde a gente joga ali na Fazendinha.”

“De adaptação, é mais rápido quando a gente conhece bem a identidade, a cultura do clube. Então, foi importante aquela vivência que eu tive anterior para que eu pudesse saber de que forma desenvolver os atletas, de que forma ir de encontro aquilo que eu pensava como treinador de futebol.”

Edu Vergueiro vem sendo frequentemente convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, onde vem exercendo a função de auxiliar técnico e braço direito de Guilherme Dalla Déa, treinador do Sub-17 da Amarelinha que teve passagem pelo Corinthians em 2023, onde conquistou o estadual da categoria e fez uma boa campanha no Brasileirão.

Neste ano, Edu Vergueiro, assim como os meio-campistas Lucas Lopes e Léo Rodrigues, atletas do Sub-15 do Corinthians, estiveram presentes com a Seleção Brasileira da categoria nas conquistas da Copa 2 de Julho e da Liga Evolução, na semana passada, diante da Argentina, nas penalidades máximas.

O profissional detalhou a sensação de viver tal experiência e, no Corinthians, comentou sobre qual é o seu papel na formação de atletas: É um orgulho imenso, o sonho de todos nós que trabalhamos no futebol, que seja convocado pela seleção. É um trabalho que é diferente do clube, que no clube a gente tem o dia a dia, tem mais tempo para se desenvolver uma ideia de jogo, desenvolver os atletas individualmente. Na seleção, o tempo já é mais reduzido, então a gente precisa focar muito na questão da organização coletiva, de dar o suporte para que os atletas se sintam potencializados e consigam desenvolver o máximo do seu futebol representando a camisa do Brasil.”

A gente tem um papel na categoria sub-15 de desenvolver, antes do jogador, o ser humano também. O futebol traz valores que são essenciais para a vida também. Dentro disso, a gente procura passar de acordo com as experiências, com a vivência que a gente tem, para que eles se desenvolvam como pessoas e se tornem atletas do mais alto nível.”

Por fim, fez um balanço da temporada de 2025 da categoria Sub-15 do Corinthians. Neste ano, o Timãozinho já conquistou a Mina Cup, Paulista Cup e Copa Votorantim. No Campeonato Paulista, a equipe se classificou na manhã deste sábado (11) ao eliminar o Audax, de Osasco, no Parque São Jorge.

Entre os principais destaques da categoria estão Lucas Lopes, Léo Rodrigues, Vitor Nagashima, Pedro Morelli, Rhyan Ladeira e Miguel Moscardo.

“A categoria conquistou a Copa Voltorantim no início do ano, né? Teve a Paulista Cup, a Mina Cup em Dubai, além dos resultados, lógico que a gente pensa muito em relação ao desempenho. A evolução que os atletas estão tendo individualmente pra que daí nosso jogo coletivamente ele seja potencializado e a gente sabe que lá na frente são indivíduos que vão passando de categoria em categoria até chegar ao profissional e o apoio da torcida é fundamental.”

“E e cria esse DNA do atleta com o clube. Então é importante que sigam torcendo, acompanhando todos os nossos jogos, porque é o sonho de todos os atletas que tão aqui é um dia chegar no profissional. E a gente busca no dia a dia aqui fazer o nosso melhor, o nosso máximo pra que os atletas se envolvam e quanto mais atletas de qualidade a gente conseguir ir passando de categoria até chegar ao profissional e convido pra tá acompanhando a nossa, não só a nossa categoria sub-15, como todas as categorias aqui da base do Corinthians”, finalizou.

Confira abaixo o vídeo na íntegra na Corinthians TV:

Veja Mais:

Artikelbild:Técnico do Sub-15 do Corinthians comenta trajetória nas categorias de base do clube

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 13h50

Impressum des Publishers ansehen