Portal dos Dragões
·8. Januar 2026
Thiago Silva já foi avisado pelo amigo Rubens Junior: “Ninguém tem lugar garantido no FC Porto”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·8. Januar 2026

Em surpreendente movimentação nas últimas semanas, Thiago Silva regressou ao FC Porto, mais de duas décadas após uma breve passagem pela equipa B, e foi apresentado como o primeiro reforço de inverno para os azuis e brancos.
O defesa central, de 41 anos, chegou a Portugal no último domingo e já integrou o estágio de meio da época que o FC Porto realiza na Quinta do Lago, no Algarve.
Rubens Júnior, que partilhou o balneário com Thiago Silva na equipa B na época 2004/05, recorda essa fase inicial da carreira do jogador e analisou o seu retorno à Invicta, em conversa exclusiva com o Portal dos Dragões. O antigo jogador considera que Thiago pode ter oportunidades, apesar da solidez dos polacos Jan Bednarek e Jakub Kiwior no eixo defensivo esta temporada.
“Quem chega ou quem está não tem lugar garantido. Ninguém tem lugar garantido. Estamos a fazer uma excelente campanha, e a nossa linha defensiva está ótima. O Thiago [Silva] vem agregar mais ainda. Nós precisamos dele. Depois da perda do Nehuén Pérez, o FC Porto teve de improvisar em muitos jogos, e o Pablo [Rosário] fez muito bem essa função. Penso que o Thiago tem capacidade, não só para jogar, mas também para trazer a sua experiência, para elevar ainda mais o nível competitivo da equipa. A equipa está muito bem, mas não ganhou, ainda”, começou por afirmar Rubens Junior, destacando a carreira ao mais alto nível que foi alcançada por Thiago Silva.
“Sabemos como é importante ter jogadores que estão habituados a ganhar títulos, a ser campeões e que estão habituados a ter jogadores de alto nível na sua posição. O Thiago jogou no Chelsea, no AC Milan, no Paris Saint-Germain e teve sempre concorrências altas, e vice-versa, assim como tiveram o Kiwior, o Bednarek e o Nehuén Pérez. Acho que o importante é agregar e aumentar o nível da equipa. Depois, quem vai escolher quem irá jogar é o treinador, e não nós. Cada vez mais, hoje, no plantel, não se trabalha com 11 jogadores, trabalha-se com 25 atletas, no mínimo, e todos eles são importantes. Todos eles têm capacidade de ajudar, num jogo sim, noutro jogo não. É assim que se formam as grandes equipas”, vincou, ainda.
Apesar da idade de Thiago Silva, Rubens Júnior mostrou-se convicto de que o compatriota responderá quando for chamado por Francesco Farioli.
“O Thiago já provou que está muito bem. Fez um grande Mundial de Clubes pelo Fluminense e estava a jogar um futebol de alto nível. Ele chega ao FC Porto em alto nível e com capacidade para mostrar que também continua em alto nível. Ainda é muito longe para ele pensar na próxima época. Ele vem para agregar, neste período. Este é o momento para continuar a dar sequência naquilo que vem mostrando, e numa equipa que está muito bem, que vai recebê-lo muito bem e que vai ajudar ainda mais a potencializar esse bom momento dele e essa boa fase. É um exemplo para todos. Penso que acaba até a ser um exemplo de que, quando o jogador se cuida, tem ambição e tem uma boa obediência com o seu corpo, pode chegar ao FC Porto, com 41 anos, a render e ser campeão”, referiu.
“O Thiago já é exemplo mesmo antes de chegar ao FC Porto, e vai continuar a sê-lo. Ele vai ser um exemplo, não só para quem está a começar, mas para quem está a jogar. Vai ser sempre um exemplo. Agora, o jogar ou não, eu não sou o treinador. Acho que tem capacidade para isso. Se foi contratado pelo FC Porto, é porque o clube acredita nele e tem o aval de Farioli. Se o trouxeram, é porque ele tem capacidade para jogar, ser titular. No lugar de quem, com quem ou como vai ser a forma apresentada, vai ver-se com o tempo. Mas o Thiago está preparado e tem condição de ajudar e manter esse nível ou até melhorar o nível da equipa”, finalizou.









































