Blog do São Paulo
·30. September 2025
Todos contra o Flamengo: Clubes se articulam contra golpe rubro negro

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·30. September 2025
Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc
Todos contra o Flamengo: Clubes se articulam contra golpe carioca
Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Santos intensificaram as críticas contra a ação judicial movida pelo Flamengo que bloqueou parte dos pagamentos da Libra, entidade responsável pela negociação coletiva dos direitos de transmissão do futebol brasileiro. A decisão judicial, tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, suspendeu o repasse de R$ 77 milhões referentes à parcela do pay-per-view, gerando forte tensão entre os clubes participantes do bloco. A postura do Flamengo desagradou até mesmo times que não foram diretamente afetados pela medida, como o São Paulo, que manifestou repúdio público à atitude da diretoria carioca.
O discurso adotado por esses clubes reflete um forte descontentamento, com declarações do tipo “já que o Flamengo quer ganhar mais do que todo mundo, que jogue sozinho”. A estratégia do Rubro-Negro para tentar modificar a divisão da verba – alegando que possui 47% da torcida dentro do grupo e, portanto, deveria receber mais – é vista como equivocada e prejudicial aos interesses coletivos. O São Paulo, em nota oficial, afirmou que a decisão do Flamengo não condiz com a grandeza histórica do clube e que sua intenção é atrapalhar financeiramente o futebol brasileiro.
Além da manifestação do São Paulo, o Palmeiras classificou a estratégia rubro-negra como “predatória e torpe”, enquanto o Atlético-MG chamou a atitude do Flamengo de “sorrateira e mesquinha”. O Santos também criticou o clube por tentar mudar as regras do jogo com o campeonato em andamento, reforçando que o futebol brasileiro ficará em segundo plano enquanto essas atitudes existirem. Já o Grêmio e o Vitória demonstraram irritação com o caso, com o último anunciando que deixará a Libra após o término do contrato em 2029.
Essa crise expõe uma divisão interna no futebol nacional que pode afetar a estabilidade da liga e o futuro das negociações coletivas. Com o Flamengo buscando via judicial alterar seus ganhos, outros clubes veem isso como um ataque ao modelo de cooperação que vinha sendo construído entre os principais times do Brasil. O São Paulo e seus parceiros da Libra afirmam que vão trabalhar para defender a manutenção dos acordos firmados e a solidariedade entre os clubes, fundamentais para o fortalecimento do futebol do país. Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Santos intensificaram as críticas contra a ação judicial movida pelo Flamengo que bloqueou parte dos pagamentos da Libra, entidade responsável pela negociação coletiva dos direitos de transmissão do futebol brasileiro.
A decisão judicial, tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, suspendeu o repasse de R$ 77 milhões referentes à parcela do pay-per-view, gerando forte tensão entre os clubes participantes do bloco. A postura do Flamengo desagradou até mesmo times que não foram diretamente afetados pela medida, como o São Paulo, que manifestou repúdio público à atitude da diretoria carioca.
Live
Live
Live
Live
Live