Jogada10
·10. September 2025
Torcedor é detido por insultos contra Mbappé, do Real Madrid; veja possíveis penas

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10. September 2025
Mais um dos “casos isolados” de racismo no futebol resultou na prisão de um torcedor do Real Oviedo, na Espanha. O espanhol acabou detido pela Polícia Nacional após proferir insultos contra o atacante Kylian Mbappé, do Real Madrid, pela segunda rodada da LaLiga. O jogo ocorreu no último dia 24 de agosto, no Estádio Carlos Tartiere, casa do clube asturiano, mas o depoimento ocorreu nesta semana.
Segundo autoridades, o homem foi flagrado fazendo sons e gestos que imitavam macaco durante a comemoração do gol do francês. A emissora ‘Movistar TV’ registrou a cena por câmeras da transmissão, e as imagens foram reproduzidas no programa ‘El Día Después’.
A partir das imagens, a polícia conseguiu localizá-lo para agir de acordo com a legislação espanhola de combate à violência, racismo, xenofobia e intolerância nos esportes. O caso está sendo tratado como isolado, visto que não partiu de um coro coletivo.
Após ser conduzido à delegacia, o suspeito prestou depoimento e encaminhado ao Juizado de Primeira Instância de Oviedo. Ele responderá pelo crime de ofensa à integridade moral e incitação ao ódio. Que estão previstas em leis espanholas voltadas à repressão de crimes de natureza intolerante nos estádios.
O homem também responde pelos termos da Lei contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte. Este, por sua vez, prevê punições mais severas. Entre as sanções estão multas que podem variar de 60 mil a 650 mil euros (ou seja, até R$ 4,1 milhões na cotação atual), além do banimento de arenas esportivas por tempo indeterminado.
O caso está sob análise da Promotoria Delegada de Proteção Penal para a Igualdade e Contra a Discriminação. O órgão se encarrega especialmente de julgar crimes motivados por preconceito. Caso condenado, o autor poderá cumprir pena de até três anos de reclusão.
Kylian inicia temporada na LaLiga com faro de gol – Foto: Denis Doyle/Getty Images
O atacante teve atuação de destaque no confronto em questão. Ele marcou dois dos três gols da vitória merengue por 3 a 0, fora de casa, pela segunda rodada do Campeonato Espanhol.
Com Kylian Mbappé entre os destaques, a equipe lidera a competição pelo critério de desempate, com 100% de aproveitamento em três jogos.
O episódio reacendeu debates sobre segurança, responsabilidade dos clubes e o papel das ligas na prevenção a comportamentos discriminatórios nas arquibancadas. Com Vini Jr. no elenco, o Real Madrid tem papel fundamental neste cenário na atualidade.
Entidades ligadas aos direitos humanos e à integridade no esporte manifestaram apoio à investigação. Clubes e dirigentes também vêm sendo pressionados a adotarem medidas preventivas, como campanhas de conscientização e reforço de segurança nos estádios.
O Real Oviedo, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre o caso com seu torcedor. A LaLiga acompanha o desdobramento, que pode se tornar um precedente importante para episódios semelhantes no futebol europeu.