Zerozero
·16. Januar 2026
Torreense ou Fafe na Europa? Processos de licenciamento UEFA estão em marcha

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16. Januar 2026

O sorteio da Taça de Portugal ditou que o Torreense e o Fafe, da Liga Portugal 2 e Liga 3, respetivamente, serão adversários nas meias-finais da competição. É uma garantia de que o Jamor contará com a presença de uma equipa de um escalão secundário pela primeira vez desde 2010.
E se o sonho da conquista da Prova Rainha segue vivo, então, por consequência, também a participação nas provas europeias da próxima temporada é um pensamento que já cruzou a mente de quem toma as decisões em ambos estes clubes. O zerozero sabe que ambos os emblemas têm em andamento os respetivos processos de licenciamento UEFA.
Ainda assim, apesar da improbabilidade - o que chegar à final não será o favorito, naturalmente -, os dois clubes demonstram preparação e interesse em salvaguardar o cenário.
No caso do Torreense «já estava o processo em marcha», como frisou André Sabino, diretor desportivo, depois do sorteio de quinta-feira. «Hoje já somos uma estrutura organizada e que pensa em todos os cenários», disse.
Já o Fafe, cujo presidente da SAD (o antigo goleador Derlei) disse aos jornalistas não saber «se ainda estamos dentro do prazo para isso», o processo também já foi iniciado. O nosso jornal sabe que o emblema do terceiro escalão já fez a sua diligência e começou a trabalhar com a Federação Portuguesa de Futebol de forma a prevenir uma qualificação histórica, ainda que o processo esteja numa fase embrionária.
Recorde-se que a conquista da Taça dá acesso direto à edição 2026/27 da Liga Europa. Em tempos, esse prémio chegou a ser dado ao finalista vencido no caso do vencedor já ter uma vaga igual ou melhor garantida via Liga, o que daria ainda maiores chances a estes clubes, mas, esclarecemos, esse já não é o caso há alguns anos.
Claro que para qualquer um destes clubes chegar à Liga Europa, história teria de ser feita! A Taça de Portugal já contou com um finalista de um escalão secundário em seis ocasiões, mas nenhum deles conseguiu a vitória no jogo decisivo. Teremos tomba gigantes até ao fim?









































