Esporte News Mundo
·12. September 2025
Uefa adia decisão sobre realização de jogos nacionais fora da Europa

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·12. September 2025
— Continua depois da publicidade —
A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) decidiu adiar a decisão sobre permitir ou não que partidas dos campeonatos nacionais europeus aconteçam fora da Europa. A informação é do siteite ”SportsPRO”.
Alguns clubes desejam lucrar com a possibilidade, mas os torcedores europeus são contra a mudança. Na La Liga, a partida entre Villarreal e Barcelona, pela 17ª rodada,, pode ser disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Enquanto pela Série A italiana, um jogo envolvendo Como e Milan pode serdisputado no Optus Stadium, em Perth, na Austrália.
Por enquanto, o comitê da Uefa está analisando os pedidos das equipes, mas quer debater o tema com os torcedores. O órgão que comanda o futebol europeu deve escutar todas as partes.
”O comitê reconheceu que se trata de uma questão importante e em crescimento, mas expressou o desejo de garantir que tenha a visão de todos os envolvidos antes de tomar uma decisão final. Existem muitas questões a serem resolvidas e, como órgão dirigente europeu, a Uefa tem a responsabilidade de levar todos esses fatores em consideração”, explicou a entidade.
San Siro antes de um jogo (Foto: Marco Luzzani/Getty Images)
Por outro lado, s torcedores são representados pela FSE (Football Supporters Europe, ou Torcedores europeus de futebol). A entidade gostou do posicionamento da Uefa e disse que ele reflete a dedicação do órgão em preservar a integridade do futebol europeu.
”O anúncio de hoje reflete a dedicação da Uefa em preservar a integridade do futebol europeu.
A menção específica para que os torcedores sejam envolvidos nesse processo demonstra que a Uefa reconheceu a forte oposição expressa por milhões de fãs em todo o continente, bem como a de muitos outros atores que se manifestaram contra esses planos. A FSE gostaria de agradecer a todos os grupos de torcedores da Europa que coassinaram nossa declaração contrária a essas propostas – a sua voz fez uma diferença real. Nossa posição continua inalterada: o futebol europeu pertence aos nossos estádios, às nossas cidades, às nossas comunidades – um único jogo doméstico no exterior já é demais.
A FSE permanece comprometida com um diálogo construtivo com a Uefa, instituições europeias e outras partes interessadas para proteger e fortalecer o modelo esportivo europeu e garantir um arcabouço sólido contra qualquer tentativa de levar partidas das ligas nacionais para fora do continente”, afirmou a FSE por meio de um comunicado.