Zerozero
·6. Oktober 2025
UEFA aprova jogos da La Liga e Serie A no estrangeiro de forma «excecional»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6. Oktober 2025
A UEFA lançou, esta segunda-feira, um comunicado onde reitera a sua oposição à realização de jogos dos campeonatos europeus no estrangeiro. Porém, aprovou «excecionalmente», dois jogos: um Villarreal - Barcelona nos EUA e um Milan - Como na Austrália.
Após a reunião do Comité Executivo em Tirana no último mês, a instituição que rege o futebol europeu consultou todas as partes interessadas para avaliar as possíveis implicações desta questão. As ligas espanhola e italiana já tinham proposto realizar jogos fora dos respetivos países.
O órgão concluiu que não há grande base de apoio a esta decisão, quer da parte dos fãs, quer da parte dos outros clubes e ligas. Contudo, de forma um pouco contraditória, a UEFA aprovou, em regime excecional, os pedidos das ligas espanhola e italiana. A instituição defende-se com o facto do regulamento da FIFA, não ser «claro ou detalhado o suficiente» em relação a esta questão.
A UEFA afirma, no entanto, que vai «contribuir ativamente no trabalho, em andamento, da FIFA em garantir que as regras futuras garantam a integridade das competições domésticas, e os laços entre os clubes, adeptos e as comunidades locais.»
Aleksander Ceferin, líder da instituição, pronunciou-se ao anunciar a decisão: «jogos das ligas devem ser jogadas nos próprios países; qualquer outra situação só serviria para afastar adeptos fiéis e, potencialmente, introduzir elementos disruptivos nas competições.
«Apesar de ser lamentável ter de aprovar estas duas partidas, esta decisão é excecional e não deve ser encarada como um precedente», acrescentou, antes de prometer que o objetivo da UEFA é proteger a integridade das ligas nacionais.
Com esta decisão, a realização do Villarreal - FC Barcelona da décima sétima jornada da La Liga no Hard Rock Stadium em Miami, e do Milan - Como 1907 da vigésima quarta jornada da Serie A em Perth, na Austrália, passa para as mãos da FIFA, que está a desenvolver um novo regulamento.