UEFA volta a punir Benfica: uso de pirotecnia vale multa e jogo fora sem adeptos | OneFootball

UEFA volta a punir Benfica: uso de pirotecnia vale multa e jogo fora sem adeptos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·4. Dezember 2025

UEFA volta a punir Benfica: uso de pirotecnia vale multa e jogo fora sem adeptos

Artikelbild:UEFA volta a punir Benfica: uso de pirotecnia vale multa e jogo fora sem adeptos

Face à pirotecnia deflagrada pelos adeptos do Benfica na deslocação ao reduto do Ajax, a UEFA decidiu voltar a castigar o emblema encarnado com novas penalizações. O zerozero sabe que o conjunto da Luz terá sido punido com uma multa de 20 mil euros, bem como a proibição de vender bilhetes para o próximo jogo europeu disputado fora de portas.

Recorde-se que o Benfica já tinha sido sancionado pelo organismo que gere o futebol na Europa devido ao comportamento dos adeptos no jogo entre Benfica e Barcelona - realizado na Luz a 5 de março de 2025. Na altura, o clube dirigido por Rui Costa foi multado em 35 mil euros e um aviso em caso de reincidência.


OneFootball Videos


Ainda assim, a massa adepta do conjunto lisboeta voltou a repetir o comportamento na cidade espanhola, ignorando os avisos da UEFA. Agora, o clube encarnado volta a ser penalizado com duras medidas, devido à reincidência no duelo frente ao Ajax.

Face a este castigo, o Benfica vai disputar, assim, o próximo jogo europeu sem adeptos do clube nas bancadas - será na deslocação ao reduto da Juventus, agendada para 21 de janeiro de 2026, que a medida será aplicada. Mas há mais.

A UEFA decidiu, também, aplicar uma pena suspensa à turma encarnada em caso de reincidência - que fica ativa durante um período probatório de dois anos.

«Apelo ao comportamento exemplar»: a reação do Benfica

O clube encarnado já reagiu à decisão, através de um comunicado, apelando ao «comportamento exemplar» dos seus adeptos.

«O Sport Lisboa e Benfica informa que, na sequência do acendimento de tochas ocorrido no jogo frente ao Ajax, em Amesterdão, o clube está impedido pela UEFA de proceder à venda de ingressos para o próximo jogo fora na Liga dos Campeões, diante da Juventus», pode ler-se na nota oficial.

«Para além disso, pende ainda sobre o Benfica uma partida de pena suspensa por um período de dois anos, pelo que qualquer novo incidente relacionado com pirotecnia – seja em jogos disputados no Estádio da Luz ou em deslocações ao estrangeiro – resultará numa nova interdição de venda de bilhetes para encontros fora de portas e numa possível interdição de acesso a determinados sectores nos jogos em casa.»

Por último, o conjunto encarnado dirigiu-se aos adeptos: «O Sport Lisboa e Benfica volta, por isso, a apelar aos seus adeptos para que tenham um comportamento exemplar no apoio à equipa, protegendo o clube de sanções adicionais e garantindo que todos continuamos a viver o Benfica com a paixão e o entusiasmo que a nossa história merece.»

Com três jogos ainda por disputar, o Benfica encontra-se, atualmente, no 30.º lugar da Liga dos Campeões, com três pontos obtidos em cinco jornadas.

Impressum des Publishers ansehen