Zerozero
·26. Oktober 2025
Uma aula de criação

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26. Oktober 2025

Três golos e três pontos! Foi esse o registo do Sporting este domingo, na visita à casa do CD Tondela, o que serviu para cumprir as expectativas dos adeptos visitantes e ainda igualar o líder FC Porto, à condição, na tabela da Liga Portugal Betclic.
O marcador não é o mais gordo que já vimos, mas foi uma aula do bicampeão nacional no departamento da criação. Os leões chegaram com facilidade à área e conseguiram inúmeras oportunidades, mas viram, do outro lado, o guarda-redes Bernardo Fontes destacar-se com defesa atrás de defesa - 12 no total.
As que escaparam à mão do guardião brasileiro eram mesmo muito difíceis. O golo de Luis Suárez, aos 18 minutos, foi muito bem colocado e quando Pedro Gonçalves ampliou na segunda parte, num lance bastante semelhante, foi a potência do remate que tornou a bola impossível de alcançar.
Foi esse 2-0 que deu o mote para abrandar o ritmo e gerir cansaço, até porque Rui Borges estava bem ciente de que o próximo compromisso é já daqui a 48 horas. Ivo Vieira tentou aproveitar para ferir nesse período, mas não conseguiu e o banco do Sporting ainda ampliou, já nos descontos. Alisson construiu o lance, Matheus Reis cruzou e Geovany Quenda, ao segundo poste, atirou de cabeça.
Uma vitória tranquila dos leões, que continuam a conhecer o caminho para a baliza e só não goleiam mais vezes porque são, como notámos esta semana, a equipa que mais desperdiça nas ligas do top-7 europeu.
Pedro Gonçalves (Sporting): Exibição de grande nível de Pote, que fez a assistência para o primeiro golo, tornando-se no jogador com mais assistências pelo clube nas últimas três décadas, e depois disso ampliou com uma grande finalização.
Bernardo Fontes (CD Tondela): Ao intervalo já levava oito defesas e ia salvando a vida da sua equipa. Defendeu mais três nos cinco minutos inaugurais do segundo tempo para bater o recorde nesta edição da Liga e depois ainda somou mais duas ao total de 12. Que noite!
Luis Suárez (Sporting): Tem habituado os adeptos a algum desperdício e este jogo não foi exceção, mas também tem feito golos e criado situações para si e para os companheiros. Mais uma noite de bom nível para o colombiano, que deixa a sensação de que pode ser ainda melhor.
Ivan Cavaleiro (CD Tondela): Não conseguiu qualquer impacto enquanto esteve em campo, além de um amarelo desnecessário, e acabou substituído logo ao intervalo. Uma noite para esquecer.

Onze do CD Tondela:
Bernardo Fontes, Bebeto, Christian Marques, Brayan Medina, Nor Maviram, Cícero Alves, Yaya Sithole, Rony Lopes, Jordan Siebatcheu, Pedro Maranhão, Ivan Cavaleiro

Onze do Sporting:
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Francisco Trincão, Geny Catamo, Luis Suárez, Pedro Gonçalves
1':

Começou a partida
2':

Sporting: Pedro Gonçalves
desperdiça uma oportunidade de ouro!!! Bela jogada coletiva dos leões a acabar com o 8 isolado, mas a finalização foi contra o guarda-redes.
18':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 7º golo na prova (9 jogos) Luis Suárez marcou o seu 8º golo na equipa (14 jogos)
Belo golo do colombiano, que driblou entre três defesas e encontrou espaço para finalizar de pé esquerdo.
33':

Sporting: Pedro Gonçalves
volta a aparecer no coração da área e volta a falhar o desvio, desta vez com o calcanhar.
36':

Sporting: Luis Suárez
força mais um par de grandes defesas de Bernardo Fontes! O guarda-redes está em grande.
38':

Sporting: Luis Suárez
rodou a sobre um defesa e atirou forte para mais uma defesa do guardião do Tondela.
42':

CD Tondela: Pedro Maranhão
encontrou espaço e atirou forte para defesa de Rui Silva. A maior ocasião da equipa da casa.
45 +1':

Sporting vai fazendo uma exibição absolutamente dominante e é só devido ao grande jogo de Bernardo Fontes que o marcador não está bem diferente. Parece uma questão de tempo até ao ampliar da contagem.
48':

Sporting: Geny Catamo
aparece em boa posição para marcar, mas há mais uma defesa do guardião adversário.
59':

GOLO Sporting! Pedro Gonçalves marca
Pedro Gonçalves marca o seu 6º golo na prova (9 jogos) Pedro Gonçalves marcou o seu 89º golo na equipa (212 jogos)
À semelhança do primeiro golo, desta vez foi Pote a driblar até encontrar espaço para uma finalização cruzada com o pé esquerdo. Eis o golo da tranquilidade.
70':

Ivo Vieira mexeu ao intervalo para tentar tornar a sua equipa mais compacta, mas não estava a funcionar e regressa agora ao esquema original, com o Sporting a entrar numa fase de maior gestão de esforço.
90 +2':

GOLO Sporting! Geovany Quenda marca
Geovany Quenda marca o seu 1º golo na prova (9 jogos) Geovany Quenda marcou o seu 5º golo na equipa (68 jogos)
Grande cavalgada de Alisson pela esquerda, mas no fim foi Matheus a fazer o cruzamento que Quenda desviou, de cabeça, junto ao segundo poste.
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

O Sporting dominou do início ao fim do jogo e conseguiu marcar por três vezes, mas podia ter engordado muito mais o marcador se não fosse uma ótima exibição de Bernardo Fontes na baliza caseira.
Melhor em campo:

Pedro Gonçalves (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.









































