Papo na Colina
·9. Mai 2025
Veja cenários para o Vasco se classificar na Sul-Americana

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·9. Mai 2025
A derrota por 4 a 1 para o Puerto Cabello, na última quarta-feira (7), não apenas representou um vexame para o Vasco da Gama, como também complicou os planos da equipe na Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Cruzmaltino estacionou nos cinco pontos e viu o Lanús, líder do Grupo G, abrir três pontos de vantagem na tabela.
A equipe comandada interinamente por Felipe Loureiro — que será substituído por Fernando Diniz após o duelo contra o Vitória, pelo Brasileirão — terá agora duas rodadas decisivas para tentar avançar às oitavas de final da competição continental.
Felipe – Vasco x Puerto Cabello — Foto: Juan Barreto/AFP
O Vasco enfrentará o próprio Lanús na próxima terça-feira (13), na Argentina, e depois encerrará sua participação na fase de grupos contra o Melgar, no dia 27, em São Januário. A missão é difícil, mas ainda possível.
Situação do grupo
Com quatro rodadas disputadas, o Lanús lidera o Grupo G com 8 pontos, seguido pelo Vasco (5), Melgar (4) e Puerto Cabello (4). Apenas o primeiro colocado de cada chave avança diretamente às oitavas de final. Os segundos colocados terão que disputar um playoff contra um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
O que o Vasco precisa para se classificar em primeiro?
Para conquistar a liderança do grupo, o Vasco precisa vencer os dois jogos restantes e torcer por um tropeço do Lanús na última rodada, quando os argentinos enfrentam o Puerto Cabello. Caso o Lanús também vença na rodada final, a definição será no saldo de gols.
Atualmente, o Lanús tem saldo positivo de quatro gols, enquanto o Vasco tem saldo negativo de dois. Ou seja, a equipe brasileira precisará tirar uma diferença de seis gols. Isso obriga o time de São Januário a não apenas vencer o Lanús fora de casa, mas também golear o Melgar em casa, dependendo da margem do triunfo dos argentinos sobre os venezuelanos.
Vasco x Puerto Cabello — Foto: Juan Barreto/AFP
Exemplos:
E se terminar em segundo?
Se não conseguir ultrapassar o Lanús, o Vasco ainda pode se classificar como segundo colocado, o que o levaria a uma disputa de playoff contra um clube oriundo da Libertadores. Esse cenário, no entanto, também depende de resultados.
Se empatar ou perder para o Lanús na próxima rodada, o Vasco pode ser ultrapassado por Melgar ou Puerto Cabello, que se enfrentam na mesma rodada. Uma vitória de qualquer um deles deixaria o grupo embolado e forçaria o Vasco a vencer o Melgar, na última rodada, para evitar uma eliminação precoce.
Por outro lado, se vencer o Lanús e houver empate entre Melgar e Puerto Cabello, o Vasco se garante, no mínimo, em segundo lugar, e decidirá a vaga direta contra o Melgar, em casa.
Foto: Reprodução
Definição vem na última rodada
Independentemente do que acontecer na Argentina, a vaga vascaína será definida apenas na última rodada. E para chegar vivo até lá, o Vasco precisará mostrar uma postura completamente diferente da que apresentou na goleada sofrida na Venezuela. A chegada de Fernando Diniz, que estreia justamente contra o Lanús, será um novo ponto de partida para um time que ainda busca identidade e consistência.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News