Vereadora conta bastidores de homenagem à São Silvestre, e diretor reage: “Carinho muito grande” | OneFootball

Vereadora conta bastidores de homenagem à São Silvestre, e diretor reage: “Carinho muito grande” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·13. Dezember 2025

Vereadora conta bastidores de homenagem à São Silvestre, e diretor reage: “Carinho muito grande”

Artikelbild:Vereadora conta bastidores de homenagem à São Silvestre, e diretor reage: “Carinho muito grande”

Na noite desta sexta-feira, em Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre foi homenageada com a Salva de Prata por sua 100ª edição, a ser disputada no próximo dia 31 de dezembro.

A iniciativa da homenagem foi da vereadora Renata Falzoni (PSB), que contou bastidores da decisão. Jornalista de formação e com vasta experiência na área, a política revelou que a ideia de consagrar a 100ª edição da São Silvestre coincidiu com seu primeiro ano de mandato — oportunidade que, segundo ela, não poderia ser desperdiçada.


OneFootball Videos


“O nosso mandato é muito focado em atividade física e principalmente naqueles esportes que praticamos nas ruas. E eu conheço o Erick [Castelhero, diretor executivo da prova] de muito tempo, porque já trabalhei na Gazeta, então somos parceiros de longa data. Quando ficamos sabendo da 100ª edição, pensamos: ‘Para já [a homenagem]’. Esse é um evento que internacionaliza a cidade de São Paulo. É criada por um jornalista importantíssimo, Cásper Líbero, e é nossa marca registrada. Foi um grande prazer o meu primeiro ano de mandato ter coincido com a 100ª São Silvestre e poder fazer essa justa homenagem”, contou em entrevista à Gazeta Esportiva.

A relação de Renata Falzoni com a São Silvestre começou lá atrás, na virada de 1984 para 1985, quando cobriu a corrida pela primeira vez. Depois de tantas coberturas, a percepção em relação ao esforço físico dos atletas da elite, mas também dos amadores, veio naturalmente. O foco da jornalista, porém, era a alegria do pelotão do fundo.

“Todo atleta que está na chegada desse evento é um grande vencedor, por causa das dificuldades para treinar, falta de horário, perde-se muito tempo no transporte. Para correr, as pessoas têm que arranjar horários impossíveis, porque não é qualquer um que corre 15km, tem que estar treinado. Cada um que está na largada merece um prêmio e uma medalha”, destacou a vereadora.

Artikelbild:Vereadora conta bastidores de homenagem à São Silvestre, e diretor reage: “Carinho muito grande”

(Foto: Thais Bueno/Gazeta Press)

A São Silvestre movimenta não só milhares de corredores, mas também mobiliza trabalhadores direta e indiretamente na organização. Na 100ª edição, por exemplo, 55 mil pessoas estão inscritas na prova.

“Você ocupa as ruas com as pessoas correndo, com pessoas felizes no último dia do ano. É muito significativo. É um evento que está na sua 100ª edição, não começou ontem. Com certeza a São Silvestre já teve várias dificuldades. Hoje em dia, um evento que ainda ocupa as ruas da cidade… pode ter certeza que houve muita pressão política para ele não acontecer mais. Isso aconteceu com a 9 de Julho, um evento que temos muita dificuldade em voltar a fazer nas ruas. E a São Silvestre não. Ela é uma marca inquestionável, imprimimos por tradição uma política pública muito necessária, que é o esporte nas ruas”, disse Renata.

Diretor reage e valoriza homenagem

Erick Castelhero representou a Fundação Cásper Líbero ao lado de Laerte Gueller Junior, superintendente administrativo e financeiro. O diretor executivo valorizou a homenagem à São Silvestre e destacou o carinho da Câmara com a tradicional corrida de rua.

“É um carinho da Câmara. É a Casa do Povo olhando para uma prova que é feita para o povo. Foi muito honroso para nós da Fundação receber essa homenagem. Colaboramos também com os preparativos para organizar esse roteiro, para convidar as personalidades, os campeões. É um carinho muito grande para a prova que retribuímos entregando um evento importante para a cidade”, declarou em entrevista à Gazeta Esportiva.

Atualmente, a São Silvestre é disputada pela manhã em um percurso de 15km e faz parte do calendário da IAAF (Associação Internacional das Corridas de Atletismo). Marcada para o próximo dia 31 de dezembro, a 100ª edição da prova já está com as inscrições esgotadas, com largada e chegada na famosa Avenida Paulista.

“Estamos celebrando um momento histórico, e essa homenagem vem com ênfase na importância do que a prova é para a cidade. Ela retribui. Ela movimenta a cidade, divulga a cidade. Movimenta a economia. É uma homenagem muito honrosa para nós e sabemos que a Câmara escolheu esse momento especial porque é um evento que marca não só a cidade, mas o Brasil e o mundo. A São Silvestre foi referência, ela existe em mais de 40 países. Em Portugal, tivemos Rosa Mota hexacampeã. É um evento universal”, concluiu Erick.

Os planos da TV Gazeta para a São Silvestre

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a desassociar a São Silvestre da TV Gazeta. Superintendente geral, Juliana Alganãraz tem planos de recuperar a ligação da tradicional corrida com a emissora.

“A Gazeta faz parte da Cásper Líbero, do espírito Cásper Líbero. Algo que é muito louco é que as pessoas acham que a Corrida de São Silvestre é da Globo, e precisamos começar a trazer a corrida para muito mais perto de nós, para a Gazeta se apropriar e divulgar a corrida como ela merece ser divulgada”, destacou Juliana, que explicou como o plano foi colocado em ação.

“Esse ano a organização está muito legal. O Erick está fazendo um trabalho incrível com a produtora que está trabalhando conosco. Com a minha chegada, a diferença é que acabamos de criar uma estratégia de divulgação via Gazeta para a Corrida de São Silvestre, o que não era feito nos outros anos. Vamos ter divulgação na Rádio Gazeta, estamos falando na nossa própria tela, com o logo que gira, que conta quantos dias faltam para a corrida. Estamos fazendo um projeto especial, um documentário. Estamos trazendo essa identidade da São Silvestre para dentro da Gazeta“, finalizou a superintendente geral.

Artikelbild:Vereadora conta bastidores de homenagem à São Silvestre, e diretor reage: “Carinho muito grande”

Superintendente geral da TV Gazeta, Juliana Algañaraz foi uma das homenageadas da noite na Câmara Municipal de São Paulo (Foto: Thais Bueno/Gazeta Press)

Impressum des Publishers ansehen