Portal dos Dragões
·23. Juli 2026
Villas-Boas desmente rumores sobre a idade falsificada de Cardoso Varela

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·23. Juli 2026

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, pronunciou-se na tarde desta quarta-feira sobre as acusações de que Cardoso Varela teria falsificado os dados do passaporte.
O rumor ganhou força nas redes sociais ao longo das últimas horas, tendo sido inicialmente divulgado por uma conta da rede social X, denominada PortoReport, e por outra ligada a um antigo empresário de futebolistas, Paulo Teixeira.
Segundo as informações partilhadas nas redes sociais, Cardoso Carlos Matumbe Varela seria, afinal, Petilson Carlos Matumbe Vihemba, nascido a 20 de julho de 2004 e não a 28 de outubro de 2008. A confirmar-se, estes dados fariam com que Cardoso Varela tivesse 22 anos, em vez dos 17 que constam no seu cartão de cidadão português.
André Villas-Boas rejeitou categoricamente os rumores. À margem da cerimónia de entrega da Medalha de Mérito da Cidade do Porto, realizada na tarde desta quarta-feira, na Câmara Municipal do Porto, o presidente dos azuis e brancos negou essa possibilidade e afirmou que se trata de informação plantada.
“Sabemos perfeitamente de onde é que vêm essas notícias e o Cardoso Varela, pelo histórico do que foi a sua saída do FC Porto, a forma como sucedeu o assédio indevido a um jovem, à sua família, através de sonhos falsos… Vocês poderão facilmente perceber de onde é que vêm determinadas notícias compradas e projetadas para terem maior alcance. Sabemos perfeitamente de onde é que vêm, estamos totalmente do lado do atleta”, começou por dizer André Villas-Boas, em declarações aos jornalistas.
“O atleta é um cidadão português, com um passaporte português, representou a seleção nacional, representou o FC Porto e estamos muito orgulhosos de o ter trazido de volta, principalmente pela história triste de que já foi acusado, nomeadamente também na saída da Croácia pelo mesmo agente [ndr: Andy Bara] que o representava quando saiu do FC Porto, dizendo que o FC Porto assediava e intimidava o pai do atleta e o jogador”, prosseguiu o máximo líder dos azuis e brancos.
Sem mencionar diretamente o empresário croata Andy Bara, que recentemente acusou Cardoso Varela de comportamentos inadequados durante o período em que o jovem representava o Dínamo Zagreb, Villas-Boas recuperou outras alegações feitas pelo agente aquando da ida do extremo para a Croácia, em 2024.
“Recordo também que um compromisso feito entre atleta e ex-agente haveria umas faturas da escola e educação do atleta Cardoso Varela que estão a por pagar e que o FC Porto vai assumir. E portanto, sabemos perfeitamente de onde é que vêm essas notícias e não estamos minimamente preocupados com elas”, finalizou.
Cardoso Varela voltou ao FC Porto e assinou um contrato válido até 2029, reiniciando agora o seu percurso nos azuis e brancos ao serviço da equipa B.







































