Zerozero
·9. Januar 2026
Vitória SC x SC Braga: antevisão, ausências e onzes prováveis

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9. Januar 2026

Chegou o dia que vai fazer parar o Minho! Vitória SC e SC Braga encontram-se, este sábado, pela primeira vez na história do futebol português, numa grande final. O estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, vai ser o palco deste inédito confronto.
Moralizados depois de triunfos espetaculares, vimaranenses e bracarenses já esqueceram, certamente, aquilo que conseguiram na meia-final. Este sábado só uma coisa importa: vencer o grande rival.
A história é perentória e confirma o mote: no dérbi do Minho reina o equilíbrio. Nos 160 jogos disputados, 64 triunfos para gverreiros, 61 para conquistadores. Um amontoado de memórias fantásticas..., mas nenhuma como esta, nenhuma com teor de final. Será feita história!
O Vitória SC chega a este encontro depois de caçar o leão com uma remontada digna de uma epopeia de Homero. Ndoye entrou aos 78' quando o marcador ditava 1-0 para o Sporting e, em tempo de compensação, aos 90+2' e aos 90+11', consumou a reviravolta da sua equipa.
Pese embora esse seja - arriscamos nós - um dos jogos mais memoráveis do clube frente aos de Alvalade, a verdade é que Luís Pinto «só pensa» no rival SC Braga. «Se estivermos presos ao que fizemos na meia-final, não vamos estar totalmente focados na final», começou por dizer.
«Já deixámos um pouco de história escrita, mas a história que queremos escrever tem de ser consagrada amanhã», rematou.
O onze escolhido para tentar fazer história não deverá fugir muito ao utilizado frente ao Sporting. Diogo Sousa era dúvida, mas está recuperado. Ndoye, apesar do bis, deverá ser utilizado como arma a partir do banco. Resta a Luís Pinto perceber se vai poder contar com Gustavo Silva, ou não. Seria uma peça fundamental.
Do outro lado do Minho a motivação é a mesma. Depois de um baile daqueles nos primeiros 45 minutos frente ao Benfica e uma demonstração de maturidade e de saber sofrer nos segundos, o SC Braga quer repetir o feito de 2023/24 e terminar a noite com o troféu nas mãos (vitória sobre o Estoril Praia).
Carlos Vicens recusa favoritismo e partilha de opinião com o timoneiro contrário: o que ficou para trás já não interessa. «É uma final, um dérbi. Tudo o que aconteceu no passado, de nada serve, incluindo o jogo com o Benfica. Temos de ganhar o direito a vencer o jogo.»
O técnico espanhol - com menos 24 horas para preparar o jogo - teve a dura missão de tentar recuperar os jogadores que foram titulares frente às águias. Caso não exista nenhum contratempo, esse será, na opinião do zerozero, o onze utilizado.
A sinergia entre Pau Victor, Ricardo Horta e Zalazar, com o apoio com bola de Moutinho e Grillitsch, foi... demasiada coisa para o meio-campo do Benfica. Vicens não deve querer desperdiçar este momento de forma dos seus atletas. Resta a dúvida se o trio defensivo se mantém o mesmo (Paulo Oliveira é opção) e se Gabri Martinez pode assumir a ala em detrimento de Dorgeles.
Vitória SC e SC Braga encontram-se, este sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, numa partida referente à final da Allianz Cup e que tem início marcado para as 20h00.
Vitória SC: Charles Silva, Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, João Mendes, Diogo Sousa, Gonçalo Nogueira, Oumar Camara, Beni Mukendi, Noah Saviolo, Nélson Oliveira
SC Braga: Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, João Moutinho, Florian Grillitsch, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Pau Victor, Ricardo Horta
Vitória SC ( vs Sporting 2026-01-06): Charles Silva, Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, João Mendes, Diogo Sousa, Gonçalo Nogueira, Oumar Camara, Beni Mukendi, Noah Saviolo, Nélson Oliveira
SC Braga ( vs Benfica 2026-01-07): Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, Florian Grillitsch, João Moutinho, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Pau Victor, Ricardo Horta









































