Portal dos Dragões
·17. September 2025
Yann Karamoh já está na cidade do Porto para reforçar o FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·17. September 2025
Yann Karamoh chegou, início da tarde desta quarta-feira, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro para efectuar os habituais exames médicos e rubricar um contrato que, tudo indica, o manterá ligado ao FC Porto, pelo menos, até ao término da época de 2025/26.
O avançado de 27 anos está sem clube desde o fim do vínculo que mantinha com o Torino, já desde 2022, pelo que pode ser inscrito pela direção liderada por André Villas-Boas junto da Liga Portugal, mesmo com o mercado de transferências de verão oficialmente encerrado há mais de duas semanas.
Várias equipas europeias vigiavam o jogador natural de Abidjã, na Costa do Marfim (internacional pelos escalões jovens de França), mas a estrutura azul e branca agiu com rapidez e assegurou-o, oferecendo assim uma «prenda fora de horas» ao treinador italiano Francesco Farioli.
Tendo em conta que tudo está alinhado entre as partes, salvo reviravolta de última hora, Yann Karamoh deverá ser apresentado em breve como o 13.º reforço de verão dos dragões, seguindo Victor Froholdt, Gabri Veiga, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Borja Sainz, Jan Bednarek, Dominik Prpic, Pablo Rosario, Jakub Kiwior, Luuk de Jong, João Costa e Pedro Lima, numa janela em que o clube investiu perto de 100 milhões de euros.
Formado no RCF Paris, Karamoh prosseguiu a formação no Caen, onde estreou-se ao mais alto nível na época 2016/17, terminando essa temporada com cinco golos e três assistências.
Esses números atraíram o interesse do Internazionale, que, no final dessa época, pagou cerca de 6,5 milhões de euros pela sua aquisição. A promessa, contudo, não vingou em Milão e acabou por ser emprestado sucessivamente ao Bordéus e ao Parma.
O vínculo com os nerazzurri foi definitivamente rescindido no verão de 2020, quando o Parma o contratou por cerca de oito milhões de euros. Aí também não teve sucesso e, depois de uma cedência ao Karagümrük – onde foi orientado por Francesco Farioli -, transferiu-se para o Torino por cerca de um milhão de euros.
Em Turim, marcou cinco golos em 23 jogos na primeira época, não marcou na segunda em 11 partidas e, em janeiro, foi cedido ao Montpellier. Em 2024 regressou ao ponto de partida, registou uma assistência em 31 jogos e viu o seu vínculo terminar, pelo que atualmente é jogador sem clube.
Com 1,84 metros e 76 quilogramas, Karamoh destaca-se pela polivalência: pode actuar em ambas as alas do ataque ou como referência mais móvel no centro, podendo assim disputar um lugar no sector avançado com jogadores como Samu Aghehowa e Luuk de Jong.