MundoBola Flamengo
·13. Juli 2025
Zenit anuncia contratação de Gerson, ex-capitão do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13. Juli 2025
O Zenit oficializou na tarde deste domingo (13) a contratação do meio-campista Gerson. Em um comunicado em seu site oficial, o clube russo confirmou a chegada do jogador de 28 anos, que era uma peça fundamental no elenco do Flamengo. A transferência foi selada pelo valor de 25 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 160 milhões na cotação atual.
"Azul-branco-azul e o Flamengo chegaram a acordo sobre a transferência do meio-campista para o clube de São Petersburgo. O contrato do jogador com o Zenit é válido até o final da temporada 2029/30. O Zenit Football Club dá as boas-vindas ao Gerson em São Petersburgo e deseja novas conquistas na equipe azul-branco-azul", disse o clube russo em nota.
A saída de Gerson já havia sido oficializada pelo Flamengo na última sexta-feira (11). O Mais Querido informou que a rescisão partiu de um pedido do próprio atleta, com o pagamento integral da multa rescisória por parte do Zenit.
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o contrato de trabalho do atleta Gerson foi encerrado nesta sexta-feira (11/07/25), após pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador, bem como o pagamento integral da multa rescisória prevista em contrato", publicou o Rubro-Negro.
Em sua segunda passagem pelo Flamengo, Gerson se consolidou como um dos maiores ídolos da história recente do clube, se tornando capitão do Mais Querido. Com o Manto Sagrado, disputou um total de 256 partidas e marcou 19 gols. O "Coringa", como era carinhosamente chamado pela torcida, foi peça-chave no vitorioso esquema do técnico Filipe Luís.
Pelo clube que declarava torcer desde a infância, Gerson acumulou uma galeria impressionante de títulos: uma Copa Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, três Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e quatro Campeonatos Cariocas.
Em sua nota de despedida, o Flamengo agradeceu os serviços prestados pelo atleta.
"O Flamengo agradece ao atleta pelo período em que esteve à disposição da equipe, na qual conquistou diversos títulos, honrou o manto Rubro-Negro e se tornou um ídolo pela dedicação em campo. O clube deseja sucesso na sequência de sua carreira", concluiu.
Esta será a terceira experiência de Gerson no futebol europeu. Anteriormente, ele defendeu a Roma e a Fiorentina, na Itália, antes de retornar ao Brasil para sua primeira passagem no Flamengo. Depois, foi vendido ao Olympique de Marseille, sendo comprado novamente pelo Mengão em 2023.
Agora, ele se junta ao projeto do Zenit, atual campeão russo, que sofre sanções da UEFA por conta da guerra da Rússia com a Ucrânia.