Portal dos Dragões
·20 January 2026
18 minutos de sonho: Oskar conquista adeptos e leva imprensa da Polónia à loucura

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·20 January 2026

Uma estreia inesquecível que ficará registada na História. Oskar Pietuszewski foi a carta de triunfo que Francesco Farioli utilizou em Guimarães: entrou com irreverência e sem receios, sofreu a falta que resultou na grande penalidade convertida por Alan Varela – golo que decidiu o encontro – e ainda provocou a expulsão por acumulação de Telmo Arcanjo. Foram apenas 18 minutos em campo (mais descontos), tempo suficiente para deixar marca, entusiasmar os adeptos portistas e incendiar a imprensa polaca. Além disso, tornou-se no jogador estrangeiro mais jovem a representar o FC Porto. Saliente-se que na quinta-feira não poderá alinhar nas competições europeias porque ainda não foi inscrito.
Oskar entrou para o lugar de Borja Sainz aos 72 minutos e estreou-se pelos dragões com 17 anos, sete meses e 29 dias, superando o brasileiro Anderson, utilizado por Co Adriaanse frente ao Nacional com 17 anos, dez meses e 20 dias. O guarda-redes Kadú chegou a jogar mais cedo, mas essa participação ocorreu numa partida da Taça de Portugal. Como nota curiosa, em apenas quatro dias Farioli fez com que Thiago Silva se tornasse o jogador mais velho de sempre e que Oskar (neste caso entre os estrangeiros), com menos da metade dos 41 anos do central, passasse a ser o mais jovem a envergar a camisola azul e branca.
O impacto da estreia repercutiu-se de imediato na Polónia e chegou mesmo ao antigo clube do jogador, o Jagiellonia, que reagiu com: “Bravo, Oski! Mal podemos esperar por mais!”. Nos media do seu país, o jovem foi tratado como herói da partida. “Teve uma exibição brilhante. O jovem extremo teve a sua oportunidade aos 72 minutos, com o resultado ainda indefinido, e foi graças a ele que os dragões garantiram os três pontos”, escreveu o “igol.pl”. “Os adeptos polacos aguardavam ansiosamente por este dia desde o anúncio da transferência”, sublinhou o “Sportowefakty”.
Tomou as rédeas
“Entrou em campo com confiança, assumiu o controlo da partida, driblou, dominou a posse de bola e sofreu um penálti. Se vais juntar-te a uma equipa, esta é a maneira de o fazer”.
Compensou bastante
“Foi graças a ele que os dragões garantiram os três pontos. O jogo não estava a correr bem, mas a entrada do jovem de 17 anos compensou bastante para o treinador Farioli”.
Corajoso na área
“Avançou corajosamente para a área, onde sofreu falta de um adversário. A reação do polaco de 17 anos, efusiva como se tivesse marcado um golo, rapidamente se espalhou pelas redes sociais”.
Rapidamente herói
“Sem hesitação, medo, dúvida ou nervosismo. Cada movimento demonstrava que estava pronto. Uns impressionantes 18 minutos, durante os quais conquistou rapidamente o título de herói”.
Entrada de dragão
“Isto é o que eu chamo a entrada de um dragão… nos dragões. Arrombou as portas com estreia absolutamente de sonho. Deu as boas-vindas ao campeonato português com grande estilo”.
Momento memorável
“Um momento memorável para Oskar, entrando no segundo tempo frente ao Vitória de Guimarães. E mais: tornou-se o herói da equipa! A sua ação decisiva é imperdível”.









































