Blog do São Paulo
·11 January 2026
Advogado de Casares concede entrevista sobre acusações no São Paulo e investigações

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·11 January 2026

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Advogado de Casares concede entrevista sobre acusações no São Paulo e investigações
Íntegra transcrita da Entrevista de Bruno Borragine, advogado de Julio Casares à Rádio Bandeirantes falando sobre as acusações e matérias que indicam investigação sobre saques e dinheiro que supostamente tenham causado prejuízo aos cofres do São Paulo:
[ 00:00:00,000 ]Agora há pouco estive no CT do São Paulo na Barra Fundo, ontem a Iris falou por lá, presidente do Conselho do Tricolor Paulista, já já a gente repercute essa entrevista e a gente segue falando do São Paulo, abre aqui os donos da bola já logo de cara. porque está na linha com a gente, atendendo gentilmente a reportagem da Rádio Bandeirantes, o doutor Bruno Borragine, que é advogado do presidente do São Paulo, o Júlio Casares e bate esse papo importante, né? A defesa do do presidente São Paulino no momento delicado conversando com a gente aqui na Rádio Bandeirantes. Boa tarde, boa noite já, doutor Bruno, tudo bem? Boa noite, pessoal. Tudo bem? É um prazer falar com vocês.
[ 00:00:48,870 ]Doutor, a defesa do presidente Casares praticamente se manifestou e automaticamente o próprio Casares, desde que tudo começou, Começou a vir à tona com reportagens e investigações através de algumas notas, né? Rebatendo aí as reportagens. e numa linha de defesa, citando, por exemplo, que anteriormente o presidente do São Paulo, antes de exercer essa função, de presidente do Tricolor Paulista. Ele exercia cargos na iniciativa privada de boa a valorização, mas vocês têm a intenção de alguma forma trazer à tona exatamente Esses ganhos que vieram nessas reportagens e atrelados às investigações de um milhão e meio de reais e que o Casares teria recebido na conta dele particular, doutor? Sim, com certeza. Na verdade, a gente está vivenciando o momento inicial do inquérito. onde nem a defesa, Paulo, teve acesso. a integralidade das investigações, tá?
[ 00:02:05,240 ]Eu tive acesso ao início das investigações e ainda me falta ali. boas páginas do inquérito. Tão logo nós tivermos acesso à integralidade. O Júlio já contratou Uma auditoria que está fazendo um cruzamento entre esses depósitos na conta dele e a origem e o lastro, tá? E sim, nós iremos apresentar no tempo correto. dentro do inquérito policial. O inquérito policial corre em sigilo, nós sabemos que houve o vazamento. Mas o que eu posso te dizer é, nós apresentaremos o lastro, a origem, de maneira cruzada, contrastada, tabelada e detalhada, para não ter dúvida nenhuma. que esse dinheiro é de origem lícita do Júlio. fruto de rendimentos anteriores à Assunção. da função de presidente do São Paulo Futebol Clube Dr. Bruno, dentro de uma semana, o Conselho do São Paulo tem uma reunião marcada que vai votar aí, num primeiro momento.
[ 00:03:08,290 ]pelo afastamento ou não do Casares. Existe da parte da defesa do presidente São Paulino a intenção de nos próximos dias dias já tentar esclarecer perante a opinião pública e obviamente aos conselheiros, deixar mais clara essa situação para que dentro do conselho o presidente consiga de alguma forma sobreviver à frente da cadeira de presidente do São Paulo? Veja, Pedro, o que está acontecendo, nós temos para fins de impeachment, para fins de afastamento. Uma matéria que não se confunde o que está sendo tratado dentro de São Paulo. Não se confunde com aquilo que está sendo feito na investigação criminal, tá? Então, a estratégia da defesa é primeiro Resolver esclarecer e apontar o astro desses valores. E neste paralelo, o próprio Júlio. já está providenciando uma autodefesa, uma defesa dele mesmo.
[ 00:04:12,360 ]no curso desse processo de impeachment. Então, assim, em que pese as duas matérias estão correndo juntos, no tempo. elas não se confundem a título de fatos, entendeu? Doutor, com relação até a algumas apurações por parte do Globo Esporte e com relação a investigação da polícia, algumas práticas chamaram a atenção justamente dos órgãos financeiros, de depósitos em valores fracionados. principalmente com relação até a valores que se aproximam de 50 mil reais, mas que não chegam a esse valor que seria justamente o valor que dispara ali o alerta do COAF, que é esse órgão de fiscalização. Isso, de alguma forma, a defesa, ela consegue justificar os motivos dessas situações envolvendo também familiares do presidente Casares, doutor? Sim, essa sua pergunta é importantíssima até para eu poder fazer uma correção de ordem técnica, tá?
[ 00:05:21,560 ]Essa questão dos 50 mil reais que acionaria ali a bandeira vermelha do Coaf, ela é um folclore, tá? Não existe isso. Então, não é porque foi depositado 36, 49 mil, 48. que foi pensado de maneira estratégica para poder ocultar ou dissimular aí. e evitar que acionasse o mecanismo de controle. Hoje, se eu fizer, ou qualquer pessoa fizer um depósito, de 30 mil reais e esse depósito for atípico na conta, vai acionar o COAF independente se é 50 ou 60 mil reais. Esse é o primeiro ponto. O segundo ponto. Como que funcionou? Quando a gente fala fracionado, não é fracionado. para voltar com a finalidade de praticar algum ato de dissimulação. É fracionado, porque o Júlio fazia isso. com base na necessidade de manutenção da sua conta bancária.
[ 00:06:09,600 ]Por exemplo, ele tinha um gasto de cartão de crédito, estou falando hipoteticamente. de 35 mil reais. Ele ganhava publicamente 27 mil reais. Ele precisava cobrir esse gasto, ele ia ao banco. e depositava esses valores de maneira a cobrir ali a manutenção financeira dele. O presidente do São Paulo, Júlio Casares, doutor, enquanto exerce essa função e ele tem um salário ali que ultrapassa a casa de 27 mil reais, isso o próprio Casares já chegou a comentar em algumas oportunidades. Além dessa função importante O Cazares anteriormente já exerceu funções comerciais dentro de grandes televisões, de grupos de comunicação. São Paulino, ele tem outros meios também de ganhar dinheiro, de lucro, além da atividade de presidente do São Paulo? Vamos lá, ele não pode exercer outra atividade remunerada enquanto presidente do São Paulo Futebol Clube.
[ 00:07:17,660 ]O que ele tinha, tá? E eu volto a frisar, o que ele tinha e você bem colocou, ele sempre exerceu funções em alto escalão da iniciativa privada. que lhe renderam boa renda. ele tinha, entre aspas, uma cama financeira, uma gordura financeira. que a partir do momento que ele assume a presidência de São Paulo em 2021, e ele passa a ganhar ali 27, 28 mil reais. Ele tem uma queda brusca. no teu patrimônio financeiro. Então ele precisa se socorrer. dessa cama financeira que ele fez ao longo dos anos, antes de assumir o São Paulo. para poder manter ali o mínimo do padrão de vida que ele já tinha. É daí que surgem das economias dele. esses depósitos, entendeu? E é bom frisar. falou que esses depósitos não se confundem.
[ 00:08:09,520 ]não se relacionam e não se vinculam com qualquer dinheiro do São Paulo Futebol Clube. É meramente. de alto salário que ele ganhava na iniciativa privada. A gente está conversando com o doutor Bruno Borragine, advogado de defesa do presidente do São Paulo, Júlio Casares. Com a gente aqui, o Bruno Milhose também tem questionamento ao doutor Bruno. Doutor, tudo bem? Obrigado novamente por atender a Rádio Bandeirantes nesta sexta-feira. Doutor, eu vou te perguntar sobre um outro caso. A gente teve uma notícia hoje de que a polícia pediu explicações. ao São Paulo sobre aqueles 11 milhões de reais sacados das contas do clube. É bom deixar claro, a gente sabe que não há nenhuma evidência de que o Cazares, que o dirigente seja beneficiário dessas movimentações.
[ 00:08:53,010 ]A princípio não há essa ligação, apesar de o Casares ser o presidente em exercício durante essas movimentações, ainda sem explicação. A polícia pede explicações ao São Paulo. articulação com o seu trabalho, com a defesa do Casares sobre esse caso e principalmente em relação à defesa do São Paulo, né? O Departamento Jurídico do São Paulo tá em contato contigo pra averiguar também como andou essa situação, existe alguma explicação já pra esses saques em dinheiro vivo que aconteceram totalizando onze milhões de reais? Boa noite, Bruno. Tudo bem? É o seguinte, até por uma questão de transparência e leniência, o Júlio optou por uma contratação de advogado particular. Então, Eu só vou me manifestar se e quando o São Paulo juntar nos alques do inquérito policial.
[ 00:09:41,900 ]Algum tipo de documento que justifique ali, e eu tenho certeza que o São Paulo assim o fará. esses saques de 11 milhões. Eu nem, até por ética, eu não posso me articular com o São Paulo. para fazer algo que no futuro venha a se beneficiar ao julho. Eu tenho que esperar o que São Paulo vai fazer dentro do inquérito. para depois eu trabalhar em cima dentro da nossa estratégia de defesa do Júlio enquanto pessoa física. Ah, boa. Então, só para esclarecer, doutor, não houve ainda nenhuma implementação desse caso com o nome do Casares. A movimentação é título do quê? Desculpe. No seu trabalho não houve nenhuma procura da polícia ou qualquer tipo de investigação que relacionasse o Casares com esse caso. Acho que é uma dúvida que está pairando no torcedor.
[ 00:10:24,640 ]É legal a gente separar caso a caso essas respostas à defesa do Casares. Ah não, isso é importantíssimo, eu entendi a tua pergunta agora, vamos lá. O inquérito, e eu posso falar isso porque foi vazado as escâncaras na mídia, né, já. Ele nasce pra investigar seis outras pessoas. físicas e uma jurídica, e não se relaciona em nada. ao Júlio Casares. O que acontece? Em específico, em relação ao Júlio, O inquérito se encontra de ponta cabeça, porque eles não estão investigando um fato criminoso. sobre a pessoa do Júlio. Eles optaram. por já investigar o caminho do dinheiro. Mas o caminho do dinheiro Para a gente falar em crime, teria que ter lastro e um fato delituoso. que não há em específico a relação ao Júlio. Então, a defesa optou por se habilitar no inquérito.
[ 00:11:18,240 ]ter acesso à integralidade do feito, o que não foi dado ainda para nós, para o meu escritório. E tão logo nós conseguirmos acesso ao que falta ainda. Aí sim a gente vai se manifestar por escrito, o júri já está à disposição da autoridade policial, é bom que isso fique muito claro, porque em nenhum momento ele pretende se Inscreva-se. Ele vai atender ali a aplicação da lei, ele vai falar, tanto por escrito. como também em sede de depoimento policial. Doutor, inclusive dentro disso já existe algum depoimento marcado para o Casares ou não? Ao que eu tenho conhecimento do inquérito até a data de hoje, não. Doutor, e dentro dessa situação que o senhor estava abordando, o Casares também teria pedido acesso ao inquérito sobre o esquema? . . . .
[ 00:12:24,640 ]junto. O interesse do presidente Casares nessa situação está exatamente no que? O fato dele ser o presidente do São Paulo, o fato de ser o camarote ligado à presidência, vocês tiveram acesso a esse inquérito? O interesse do nosso pedido de habilitação nesse feito. ele parte de algumas reportagens que também teriam, por incrível que pareça, E não são reportagens da Rádio Bandeirantes, sobretudo de blogueiros ali que se auto-intitulam jornalistas. que teriam feito algum tipo de vinculação e ligação. Texto em crédito também com a pessoa do Júlio. Então, como o seguro morreu de velho, nós optamos também por pedir acesso. a essa investigação e cabe à autoridade policial. Falar. e dar acesso ou não. sobre a seguinte justificativa, esse caso não se relaciona com o Júlio, a defesa dele não tem direito ao acesso.
[ 00:13:25,120 ]Estamos conversando com o Dr. Bruno Borragine, advogado do presidente São Paulino, Júlio Casares. Everton Ramos, o seu questionamento. Doutor Bruno, boa noite, obrigado por atender a Rádio Bandeirantes, prazer falar contigo. Doutor, são muitas notícias veiculadas à imagem do Júlio nas últimas semanas. E essa gestão dele foi muito marcada por ele, de forma ativa nas redes sociais, sempre publicando muitas coisas, e a gente percebe que isso não Está acontecendo principalmente depois de alguns desses escândalos virem à tona. Em algum momento ele pretendeu ou conversou com vocês sobre convocar uma entrevista ou passar para o torcedor do São Paulo de uma forma mais pública o lado dele dessa história? Veja, Everton, você tocou num ponto muito importante, tá? A partir do momento que houve o vazamento de algumas informações relativas ao inquérito policial.
[ 00:14:22,930 ]a mídia irresponsável, não estou falando aqui da mídia séria, da mídia correta. Ela passou. a vociferar uma série de coisas que não existem. E com isso, A gente está falando do São Paulo Futebol Clube, é uma paixão para o torcedor. O Júlio passou a receber até ameaças de morte. O nome da ex-esposa dele, o nome dos filhos dele também vieram à tona. O Júlio está extremamente abalado. psicologicamente, E aí ele optou por se recolher. trabalhar firme sobre a questão do impeachment. e deixou isso a cargo dos seus advogados e é o que eu estou fazendo agora. O presidente não pretende dar entrevista e se pronunciar nos próximos dias, doutor? Não, por hora não. Eu confesso a vocês que eu nem conversei com ele sobre isso.
[ 00:15:21,760 ]Ele está mesmo centrado e olhando para dentro do São Paulo Futebol Clube. Doutor, hoje a informação do UOL de que o Ministério Público terá aí uma força-tarefa formada pelos promotores José Reinaldo Guimarães Carneiro e o Tomás Busnado Ramadã, nesses inquéritos relacionados ao São Paulo. E são figuras ligadas a casos importantes, que tem uma experiência dentro de algumas investigações com relação ao enfrentamento do crime organizado. Isso de alguma forma chama a atenção de vocês? Vocês chegaram a conversar a respeito disso? Primeiro eu também fiquei sabendo através da mídia. E, como eu te falei, eu não tive acesso ainda à integralidade do inquérito. E até onde eu tive, isso não constava oficialmente dentro do inquérito policial, tá? Segundo que eu vejo, honestamente, com bons olhos, porque são duas mentes pensantes trabalhando no caso.
[ 00:16:27,990 ]que verão, ao fim e ao cabo, a total inocência e a total desvinculação desses valores do Júlio. para com valores do São Paulo Futebol Clube Para fechar, doutor, até voltando um pouco à origem da entrevista, da minha pergunta, os próximos passos, em quanto tempo vocês da defesa do presidente pretendem aí apresentar, principalmente porque é claro que a investigação, e você trouxe aí um ponto importante que Nem vocês estão tendo ainda a totalidade dessa investigação, o total acesso a isso, mas o que vocês pretendem, de alguma forma, tornar público primeiro, para que a imagem do presidente Casares, porque a gente está falando de uma figura pública além do São Paulo, uma figura super midiática, para reestabelecer, tentar reestabelecer, imaginando que, dentro do que o senhor disse, é possível provar exatamente tudo de lícito que vem sendo apontado aí com relação à figura do Casares.
[ 00:17:36,930 ]Vamos lá, a minha ideia é trabalhar dentro das quatro linhas do inquérito policial, tá? Eu nem posso, tudo aquilo que eu vou juntar e vier a juntar. no inquérito policial. Eu não posso fazer uso na mídia. Certamente, até diante do momento de Brasil que a gente está vivendo hoje, A mídia tem tido acesso. Em primeiro lugar, e só depois a defesa vem ter acesso às informações processuais. Então, certamente, tudo que eu vier a juntar dentro do inquérito a título de prova documental, Isso vai, mais cedo ou mais tarde, provavelmente vazar a mídia. até por uma via reversa. é capaz ali que isso seja publicidade. seja publicitário, seja ter tido publicidade antes da própria defesa. poder, enfim, falar isso na abertamente.
[ 00:18:32,400 ]Doutor, só para fechar, com relação até à situação do Casares como presidente do São Paulo, passando por esse processo, é claro, de investigação policial, mas também dentro do conselho de impeachment. Com relação a algum tipo de orientação, de renúncia. se já passou pela cabeça do Casares e até foi falado em off de que ele estaria até cogitando, não, descartando a possibilidade de renúncia, porque seria alguma forma ali de talvez assumir alguma culpa com relação a tudo isso. Vocês, advogados particulares do presidente, também falam a respeito disso, do cargo que ele ocupa, qual seria o passo mais importante até para ajudar na defesa? Eu confesso a vocês que nós optamos por não conversar com o Júlio sobre essas questões de São Paulo Futebol Clube. e estamos integralmente focados no inquérito policial. É.
[ 00:19:31,460 ]Então eu não tenho muito como contribuir. se ele vai, quer ou pensa em renunciar ou não. Certo. Dentro de quantos dias vocês esperam ter acesso a todo o inquérito, doutor? Nós já pedimos, Everton, Só que ainda não foi nos dado acesso à integralidade. O pedido foi feito na segunda, na terça-feira. Certo? E de alguma forma vocês têm monitorado toda a situação com relação à repercussão, através da internet? Foi falado também de que o presidente estaria colhendo ali algumas postagens, algumas notícias ligando o nome dele a essas questões. Como vocês lidam com toda a repercussão de internet e de mídia, doutor? É o que a gente está tá conseguindo identificar, é um assassinato de reputação, né? assassinato de biografia. O Júlio, ele tem uma biografia extensa. limpida e honesta.
[ 00:20:38,840 ]E o que a gente está vendo agora é essa tentativa de produção de dano reputacional irreparável. A pessoa do Júlio Casares. A crítica é construtiva e faz parte do nosso estado. democrático de direito. A partir do momento que você ameaça uma pessoa de morte, A partir do momento que você atinge a honra, do Júlio Casares, cabe a nós, enquanto advogado. com advogados, monitorarmos isso e a gente vai sim praticar uma ofensiva. contra esse ofensores. E eu digo aqui ofensiva, obviamente, jurídica. Tá certo. Dr. Bruno Borragine. Defensor aí, advogado que defende. Júlio Casares, presidente do São Paulo. Muito obrigado pela entrevista, pelos esclarecimentos aqui na Rádio Bandeirantes. Eu que agradeço e a defesa do Júlio se encontra aqui à inteira disposição de vocês. Muito obrigado. Obrigado, doutor. Um abraço. Tchau, tchau.
[ 00:21:38,320 ]Tá então, né? O advogado do Casares falando pela primeira vez, de alguma forma admitindo que eles não têm acesso ainda à totalidade dessa investigação, mas garantindo que é possível provar toda a origem lícita disso que vem sendo colocado aí com relação a movimentações que chamaram a atenção de órgãos financeiros e da própria polícia e do Ministério Público também, né, Bruno? Ah sim, PDV, a gente conseguiu ouvir a defesa do Casares, além de um compromisso jornalístico, é também importante por conta do que o doutor falou, de que são tantas notícias. Tantas coisas em relação ao Casares que a gente até não consegue, tem dificuldade de juntar tudo que é inquérito, tudo que tem a ver mesmo com o Casares, o que tem a ver mais com São Paulo do que com o Brasil.
[ 00:22:28,120 ]com o dirigente, e como tudo isso está articulando o processo de impeachment do Casares, de forma que existe também uma investigação policial, existe também uma preocupação com o futuro do Casares. Casares pessoa física e ouvi essas preocupações partindo do advogado e a resposta foi muito clara, diz cuido eu, o Casares está preocupado com impeachment nesse momento e essas questões estão aí direcionadas e entregues ao doutor Bruno que conversou gentilmente com a gente, entrevista muito importante. Ele traz alguns detalhes, ele comenta ainda que deve ter acesso ao inquérito, mas, por exemplo, agora a gente sabe que o presidente de São Paulo foi ameaçado de morte, ele fala, inclusive. Que o casal está bastante abalado. Então, a gente está tendo acesso também a essas informações na PDV. É, é sempre importante, né? Na ausência do próprio Casares também, como disse o doutor aí, não está disposto a falar num primeiro momento, mas algumas movimentações vão acontecendo aí. com relação a parte da política do São Paulo. onde me parece que o Cazares está mais confortável. E a parte da investigação policial, segundo o advogado dele, ainda um pouco nebulosa, né? Até para a própria defesa, segundo disse aí o doutor Borragi.









































