Portal dos Dragões
·14 October 2025
Alan Varela: “É lindo ser um dos capitães do maior clube de Portugal”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·14 October 2025
Na sua terceira temporada ao serviço do FC Porto, Alan Varela alcançou recentemente a marca simbólica dos 100 jogos pelos dragões, um marco que o médio argentino recebe com orgulho e sentido de responsabilidade. Integrado no grupo de capitães, o jogador de 23 anos passa por uma fase de afirmação e diz estar a viver um período mais positivo, após uma época que considera abaixo das expectativas.
O próprio admitiu: “Tenho consciência de que, no ano passado, não estive bem. Não estive ao nível que demonstrei na minha primeira época no FC Porto. Mas sou humano, também posso errar”, reconheceu o argentino, sublinhando que, em 2025, se sente “melhor”, apoiado pelas pessoas do clube e pelos companheiros de equipa. “As pessoas do clube ajudam-me muito, apoiam-me, e isso tem sido essencial para recuperar a confiança.”
O triunfo frente ao Benfica coincidiu com o jogo número 100 de Varela com a camisola azul e branca – um feito que o médio atribui à confiança dos treinadores e ao trabalho diário. “Tenho feito muitos jogos, uns bons, outros não tão bons, mas é tudo fruto do esforço e da dedicação. Espero continuar assim e somar muitos mais”, afirmou.
Com o contrato renovado este ano e a assumir a condição de capitão, Alan Varela afirma sentir um grande orgulho em representar o FC Porto. “É algo lindo. Já sabemos tudo o que significa o FC Porto: é o maior de Portugal e um dos maiores da Europa. É uma satisfação enorme para mim. Estou muito feliz por estar neste clube”, declarou.
Dentro de campo tem assumido um papel de liderança e é muitas vezes visto em diálogos com os árbitros, sobretudo quando Diogo Costa está na baliza. “Sempre fui de falar com os árbitros, mesmo antes de existir a regra de que só o capitão pode fazê-lo. Tento perceber e explicar algumas situações em que o árbitro possa equivocar-se. É algo natural para mim”, explicou.
Vinculado a clubes como Liverpool, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund em rumores de mercado, Varela interpreta essas notícias como reconhecimento do seu trabalho, mas sublinha que o foco é total no presente. “Esses rumores significam que estou a fazer bem as coisas. Claro que quero continuar a melhorar e a crescer, sempre ao serviço do FC Porto. Se um dia surgir a oportunidade de jogar na Premier League, será bem-vinda, mas estou completamente focado no FC Porto”, assegurou.
Com serenidade e compromisso, Alan Varela consolida o seu estatuto de líder e exemplo de entrega no miolo portista, prometendo continuar a dar tudo por um clube que, diz, “é o maior de Portugal e um dos maiores da Europa”.
Live