Alberto Costa e Francisco Moura assumem corredores defensivos do FC Porto | OneFootball

Alberto Costa e Francisco Moura assumem corredores defensivos do FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·18 November 2025

Alberto Costa e Francisco Moura assumem corredores defensivos do FC Porto

Article image:Alberto Costa e Francisco Moura assumem corredores defensivos do FC Porto

Na procura de “asas” para o seu projecto, Francesco Farioli tem contado com a ajuda de Alberto Costa e Francisco Moura. Os dois laterais dominam as faixas da defesa do FC Porto e chegam a um novo ciclo competitivo – agora sem interrupções por jogos das selecções – com energias renovadas.

O ex-Juventus tenta recuperar o ritmo anterior à lesão do início de setembro: havia somado quatro assistências nos quatro primeiros jogos dos dragões esta época, acrescendo depois mais uma em Arouca, no final de setembro, já após superar o problema muscular. Quanto ao camisola 74, que está na sua segunda época de azul e branco, pretende prolongar os bons sinais registados em Famalicão antes do interrupção competitiva deste mês – frente ao seu antigo clube serviu Froholdt para o golo decisivo e assinou a sua primeira assistência em 2024/25; em termos de golos, estreou-se também na deslocação a Arouca.


OneFootball Videos


No caso de Alberto, o arranque da época 2025/26 foi tão promissor que, apesar de não ter registado passes decisivos desde a 7.ª jornada do campeonato, o lateral-direito continua no topo da lista de assistentes da equipa comandada por Farioli, com cinco assistências, igualando Gabri Veiga. Contudo, o futebol não se escreve apenas em números: a consistência exibicional do camisola 20 tem mantido Martim Fernandes como alternativa, num duelo pela posição titular que, no início da temporada, prometia ser dos mais interessantes. Prova disso são os registos de utilização de Alberto Costa no último mês: só não iniciou a partida frente ao Utrecht, na 4.ª jornada da Liga Europa.

Na preparação para o jogo com o Sintrense, marcado para sábado, tanto Alberto como Francisco Moura surgem como favoritos para as laterais, apesar da tendência de Farioli para efectuar rotação (ver página 12). Candidatos por mérito próprio às opções de Roberto Martínez na Seleção Nacional, os dois jogadores do FC Porto voltaram a ficar de fora da convocatória de novembro e permanecem na Invicta aos comandos de Francesco Farioli desde o último sábado – antes disso o plantel desfrutou de cinco dias de férias.

Martim Fernandes e Zaidu, por seu lado, foram convocados por Portugal sub-21 e pela Nigéria, respectivamente, e só se apresentarão aos seus seleccionadores depois de amanhã, a dois dias do compromisso na Taça de Portugal. A decisão final pertence, como sempre, ao treinador do FC Porto, que poderá privilegiar os jogadores que passaram mais tempo a trabalhar no Olival.

View publisher imprint