Ambev encerra hegemonia de quase três décadas da Heineken na UEFA Champions League | OneFootball

Ambev encerra hegemonia de quase três décadas da Heineken na UEFA Champions League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·31 October 2025

Ambev encerra hegemonia de quase três décadas da Heineken na UEFA Champions League

Article image:Ambev encerra hegemonia de quase três décadas da Heineken na UEFA Champions League

Pela primeira vez em três décadas, a Champions League terá uma nova patrocinadora no segmento de cervejas. A AB InBev, grupo global que controla a Ambev no Brasil, está em fase final de negociação com a UC3 — joint venture criada pela UEFA em parceria com os grandes europeus — para substituir a Heineken como marca da principal competição a partir da temporada 2027.

O contrato, de acordo com fonte ouvida pela revista Exame, marca o primeiro grande acordo firmado pela UC3 sob o novo modelo de gestão comercial. Com oferta por um vínculo de seis anos, a AB InBev propõe um acordo avaliado em 200 milhões de euros por ano (cerca de R$ 1,2 bilhão) — um aumento de 66% em relação ao contrato atual.


OneFootball Videos


A UEFA e a Heineken mantêm parceria desde 1994 e, por mais de 30 anos, associaram suas imagens no principal torneio de clubes da Europa. Agora, com o fim do vínculo em 2026, a AB InBev assume o espaço com o maior investimento já feito por uma marca no segmento de bebidas alcoólicas para o torneio.

Informações do The New York Times indicam que o negócio da AB InBev contou com intermédio exclusivo da Relevent Football Partners. Para quem não sabe, trata-se da agência norte-americana que representa ligas como Bundesliga, La Liga e English Football League.

Presença brasileira em destaque

Com sede na Bélgica, a AB InBev opera no Brasil por meio da Ambev, dona de grandes marcas. Brahma, Stella Artois, Budweiser, Corona e Spaten pertencem à empresa, por exemplo. A grande novidade é que a entrada na Champions League deve reforçar a presença da marca nacional no futebol. 

Embora os rótulos do portfólio ativados para Champions League não tenham sido confirmados, sabe-se que o contrato garante à companhia o direito de usar a marca do torneio em campanhas locais e internacionais.

No Brasil, a Ambev tem longa tradição de patrocínio a clubes, campeonatos e à Seleção Brasileira. Já na escala global, a AB InBev atua como parceira da FIFA desde 1986 e, nesse período, esteve presente em Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e Premier League. 

Estratégia de crescimento

O novo acordo ocorre em um momento de crescimento expressivo das marcas premium do grupo. Segundo balanço divulgado em 30 de outubro, as vendas das cervejas Stella Artois, Corona e Spaten subiram 15% no último trimestre. A estratégia tem sido diversificar o portfólio e explorar diferentes perfis de consumo, unindo universos da cultura ao esporte.

A associação à Champions atende diretamente a essa diretriz. Trata-se de um território de alta visibilidade, com alcance global e alinhado ao posicionamento de marca premium que a empresa deseja consolidar mundialmente.

Para o Brasil, além do prestígio internacional, a participação abre espaço para novas campanhas integradas com torcedores e parceiros comerciais.

Novo ciclo comercial da UEFA

O contrato entre AB InBev e UC3 é o primeiro grande movimento da nova estrutura comercial da UEFA. A criação da joint venture representa uma tentativa de descentralizar a tomada de decisões comerciais e oferecer aos clubes maior participação na negociação de ativos de marketing.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

View publisher imprint